Deputados reúnem-se com empresários do setor em busca de soluções para a crise

Diante da situação crítica instalada no DF, grupo debate alternativas para superar momento difícil

Kamila Marques

Empresários do setor produtivo, deputados distritais e federais reuniram-se na tarde do dia 25 de maio para participar da reunião “Brasília sem crise”, que teve como objetivo discutir a situação pela qual passa o DF e encontrar alternativas para a retomada do crescimento. O encontro aconteceu no plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).

A presidente da CLDF, deputada Celina Leão (PDT), abriu a reunião com os empresários, dizendo: “Nossa intenção aqui, hoje, é escutar os empresários e buscar soluções para a crise. Não podemos mais permitir que essa situação continue”, lamentou.

Muitos empresários afirmaram que a instabilidade para investir no Distrito Federal é grande. Eles querem segurança jurídica para a retomada do comércio. Além disso, pedem mais agilidade na aprovação de projetos, na concessão de alvarás de funcionamento e Cartas de Habite-se, além da revisão do Código de Obras.

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista do Distrito Federal (Sindivarejista), Edson de Castro, pediu aos parlamentares uma atenção maior ao setor da Construção Civil. “A Construção Civil é quem mais gera emprego e renda na cidade. O trabalhador empregado vai consumir e, assim, o comércio desenvolve”, disse. E fez um alerta: “Se a Construção Civil parar, consequentemente, o comércio também”.

Para o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF), Adelmir Santana, só há uma forma de gerar emprego e renda. “Precisamos de segurança jurídica para investir e de projetos estruturantes estáveis. O Executivo precisa ser pressionado para dar uma diretriz. Não é aumentando alíquota e base de cálculo para arrecadar imposto que vamos resolver. Muitas soluções para a crise estão fora do Distrito Federal”, certificou.

O vice-presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF), João Carlos Pimenta, também lamentou o aumento dos impostos. Para ele, o ideal é encontrar alternativas e equacionar os problemas para que a situação não se agrave ainda mais, além de tranquilizar o setor. O Sinduscon-DF também esteve representado por seu vice-presidente, Marcontoni Montezuma.

Outra questão levantada aos parlamentares pelo presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Brasília (Sindhobar), Jael Silva, foi sobre a Lei do Silêncio. “Essa lei está prejudicando o setor e muitos músicos de Brasília. Ela precisa passar por uma revisão”, ponderou.

Em seu discurso, o presidente da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (Ademi-DF), Paulo Muniz, ressaltou a importância da desburocratização do processo para que os empresários tenham segurança para investir. “Não temos uma interpretação unânime do governo e isso nos traz insegurança jurídica”, concluiu.

O deputado Wellington Luiz (PMDB) prometeu aos empresários dar uma resposta para Brasília e ao setor produtivo. “Eu não quero envergonhá-los. Precisamos agir a favor do povo e a favor de quem gera emprego e renda para a cidade”, declarou. E garantiu: “Não votaremos nenhum projeto com aumento de impostos. Essa casa quer fazer diferente. Vamos cobrar do governo o cronograma do pagamento da dívida. Não vamos permitir que esse calote seja dado”, finalizou.

A deputada Liliane Roriz (PRTB) garantiu que o seu posicionamento é em defesa da cidade e disse que o governo precisa ser alertado. “Temos que dizer ao governador que ele tem que apoiar o setor produtivo. É ele quem nos mantém e está nos mantendo, ainda”, afirmou.

A presidente Celina Leão recolheu, no dia 26, o restante das assinaturas para o requerimento de criação da Frente Parlamentar em Defesa do Setor Produtivo, que tem como objetivo elaborar um documento, em 15 dias, denominado “Brasília sem crise”. É necessário que os 24 distritais assinem o documento, que vai ser elaborado com as sugestões apresentadas pelos empresários e enviado ao Poder Executivo.

Participaram da reunião a presidente da Câmara Legislativa, deputada Celina Leão (PDT); os deputados distritais: Bispo Renato Andrade (PR), Chico Vigilante (PT), Dr. Michel (PP), Júlio César (PRB), Lira (PHS), Raimundo Ribeiro (PSDB), Rodrigo Delmasso (PTN), Wellington Luiz (PMDB) e as deputadas Liliane Roriz (PRTB), Telma Rufino (PPL) e Sandra Faraj (SD). A reunião contou com a presença dos deputados federais Rôney Nêmer (PMDB) e Augusto Carvalho (SD).