Delmasso busca parcerias para a creche da QE 38 – Guará Hoje

Zuleika Lopes
Guará Hoje

A Creche Comunitária da QE 38, fundada em 1992, através de um movimento comunitário da época, atende atualmente 90 crianças de 1 a 3 anos de idade, e sempre passa por muitas dificuldades para se manter através de doações da comunidade, que nos tempos de crise econômica, estão a cada dia diminuindo mais. Sensibilizado com as necessidades de infraestrutura do local, o deputado Rodrigo Delmasso (Podemos) convidou o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do DF, Luiz Carlos Botelho, para uma visita ao local em busca de parcerias com o empresariado de Brasília.

Entre as necessidades urgentes da creche da 38 estão a reforma do parquinho, que atualmente está desativado. Os brinquedos estão velhos, enferrujados e obsoletos pela nova legislação, bem como falta cobertura; o telhado que abriga as crianças está necessitando de reparos e correção dos vazamentos, e o principal, uma cobertura nas duas partes externas para que os pequenos tenham liberdade de locomoção quando faz muito sol ou quando o tempo está chuvoso. A última reforma do local foi feita há 15 anos, também com doações da comunidade e até de embaixadas.

“Servimos cinco refeições diárias e as crianças vão para casa de banho tomado. Nossas despesas são altas para manutenção das despesas mensais da creche, por isto não sobram recursos para investimos na infraestrutura da creche”, informou Dezilma Marques, presidente da creche, aos visitantes. O empresário Luiz Carlos Botelho ao percorrer todas as instalações fez um compromisso de parceria cidadã com a instituição comunitária.

“Farei uma doação pessoal. Técnicos da minha empresa farão a correção dos vazamentos de todo o telhado da creche, que é uma necessidade urgente e vou em busca de parcerias para adequar o parquinho às exigências da legislação. A mesa de refeições dos pequenos solicitarei à maçonaria que reforme. É importante que olhemos com carinho as necessidades de nossas crianças”, declarou o presidente do Sinduscon-DF.

Para o deputado Rodrigo Delmasso, é importante o fortalecimento de uma estrutura criada e mantida pela própria comunidade. “Esta instituição tem uma história no Guará. Precisamos fortalecê-la para que possa abrigar as crianças com total conforto e condições de infraestrutura. Sabemos que existem milhares de mães que deixam de buscar oportunidades no mercado formal de trabalho por falta de um local onde podem deixar seus filhos em segurança. Buscar parceiros para revitalizar o local é uma obrigação nossa como parlamentar”, enfatizou Delmasso.

A loja Maçônica Ação e Silêncio, próxima à creche, cedeu suas instalações, gratuitamente, para que as crianças da creche tenham uma festa de confraternização juntamente com suas famílias, no próximo dia 19 de dezembro. Falta a cobertura para que a creche possa realizar eventos no período de chuvas. Logo após inicia-se o período de recesso, cujas famílias recebem uma cesta básica para que as crianças, ao ficarem em seus lares, não passem por necessidades alimentares. Na quadra 38 do Guará II, existem muitas famílias que estão em vulnerabilidade social e a creche é um local, não só de abrigo, mas de cinco refeições diárias para os pequenos. Quem quiser fazer uma boa ação neste final de ano, ainda é tempo, doe uma cesta básica para uma destas famílias. O telefone para mais informações é o (61) 98570- 3752.