Dados do IVV: Entidades realizam coletiva de imprensa

TAMANHO DA FONTE: A+ A A-


Assessoria de Comunicação Social do Sinduscon-DF e da Ademi-DF

Pela primeira vez, as entidades do setor da construção civil, Sinduscon-DF e Ademi-DF, realizaram coletiva de imprensa para divulgação de dados do mercado imobiliário do DF em 2019. O ano fechou com crescimento superior a 100% no volume de lançamentos residenciais, consolidando a retomada do investimento e a confiança de construtoras e incorporadoras.

O Índice de Velocidade de Vendas (IVV) registrado no mês de dezembro passado foi de 9,4%, sendo o melhor dezembro da série histórica desencadeada em 2014, quando a pesquisa foi criada. Além disso, no referido mês, foram lançados 34 novos empreendimentos residenciais, número que equivale à soma do registrado no mesmo período dos anos anteriores – 2016 (10), 2017 (9); e 2018 (15).

O presidente da Ademi-DF, Eduardo Aroeira, avaliou que este resultado sinaliza consistência na recuperação do mercado no ano passado. “Apesar da sazonalidade, mantivemos a tendência e tivemos confirmadas as nossas expectativas”, lembrando que o período de férias torna dezembro um dos meses menos movimentados para o mercado imobiliário. Para o vice-presidente do Sinduscon-DF, Adalberto Júnior, 2019 foi, justamente, o ano da consolidação da recuperação do setor.

Durante a coletiva, Adalberto Júnior esclareceu aos jornalistas o que representa o indicador de velocidade de vendas. “Quando registramos um IVV de 9,4% significa que, de todos os imóveis disponíveis para venda em dezembro, 9,4% deles foram vendidos”, explicou. Segundo ele, se mantida esta velocidade em todos os meses subsequentes, sem nenhum novo lançamento, o estoque de unidades ofertadas acabaria em cerca de 10 a 11 meses. “Mas é claro que o número de velocidade de vendas varia mensalmente e não significa que o estoque vá acabar no período, pois novos lançamentos acontecem e novas unidades entram no mercado para serem vendidas”, reforçou.

Quando o assunto foi a importância do crescimento do mercado imobiliário para a economia do DF, o presidente da Ademi-DF, Eduardo Aroeira, destacou que os novos empreendimentos lançados em 2019 irão gerar cerca de 100 mil empregos diretos e indiretos. “Nosso mercado gera emprego durante todo o ciclo dos seus empreendimentos, em movimento crescente, conforme o avanço das obras”, explicou Aroeira.

Por fim, Adalberto Júnior e Eduardo Aroeira destacaram que, para 2020, a projeção das entidades é um aumento de 30% , tanto nos lançamentos quanto nas vendas de imóveis.

A coletiva de imprensa foi realizada na tarde desta quinta-feira (6) e reuniu jornalistas dos principais veículos da capital: TV Globo, Correio Braziliense, Jornal de Brasília, TV Brasília e Rádio CBN.

A pesquisa IVV é uma iniciativa do Sinduscon-DF em parceria com a Ademi-DF, com o apoio do Sebrae-DF. A coleta de dados é mensal, junto às construtoras e incorporadoras mais representativas do DF.

 

Leave a Comment

Abrir bate-papo
Precisa de ajuda?
Olá, 👋
em que podemos te ajudar?