Assessoria de Comunicação Social do Sinduscon-DF
A partir do dia 1º de outubro, a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) será substituída pela versão informatizada. Assim, as carteiras que eram emitidas manualmente nos postos do Na Hora deverão ser retiradas nas Agências do Trabalhador e nas Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego (SRTE-DF).
Para emitir a nova versão, é preciso acessar o site www.agenciavirtual.df.gov.br e agendar dia e horário para ir à agência mais próxima. Quem não tem internet, pode fazer o agendamento nos computadores disponíveis nas unidades. No dia marcado, é só levar os originais do RG, CPF e das certidões de nascimento e de casamento, se tiver. Lembrando que a emissão é gratuita! Em um prazo máximo de 15 dias úteis, a contar da data no protocolo de atendimento, o trabalhador será contatado para que busque a nova carteira.
Vale ressaltar que o serviço será prestado em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) em todas as Agências do Trabalhador do Distrito Federal, com exceção da de Candagolândia.
O novo formato visa trazer mais segurança, visto que será confeccionado em papel-moeda com plastificação, evitando, assim, rasuras e fraudes.