Criado para modernizar a construçāo civil, Cbic Jovem inicia sua trajetória durante 89º Enic

TAMANHO DA FONTE: A+ A A-


Assessoria de Comunicação da Cbic

Um grupo de 17 jovens unido para arejar a construçāo civil e contribuir com a modernizaçāo do setor, com a tarefa de induzir a absorçāo de novas tecnologias e um novo olhar sobre a atividade. Com essa missāo foi criado e entronizado o Cbic Jovem, projeto desencadeado pelo Fórum de Açāo Social e Cidadania (Fasc) da Câmara Brasileira da Indústria da Construçāo (Cbic) em correalizaçāo com o Sesi Nacional, com o objetivo de identificar e mobilizar novas lideranças e formar a futura geraçāo da construçāo civil brasileira. Eleita presidente do grupo, a engenheira civil Nathália Yakubu resumiu o sentimento que os anima: contribuir para o crescimento e atualizaçāo do setor.  "Tenho esse projeto no meu coraçāo. Nosso grupo caminha na mesma direçāo", afirmou.

O grupo já definiu os temas prioritários da agenda de trabalho: a disseminaçāo e democratizaçāo do Building Information Modelling, o BIM; o acompanhamento da Norma de Desempenho; inovaçāo; e a responsabilidade social e ambiental aplicadas à construçāo civil. "Vamos compartilhar experiências, buscar novas soluçōes e resultados", disse Nathália. Os jovens entronizados hoje conclamaram os Associados da Cbic a indicarem representantes para o grupo, com vistas a ter a participaçāo de ao menos um integrante de cada Estado brasileiro até o dia 30/07. Eles também pediram ao presidente da entidade, José Carlos Martins, assento de um integrante do Cbic Jovem em cada comissāo técnica da Cbic.

"No futuro do Brasil, vai conseguir se manter apenas aquele que tiver competência. O Brasil vive um novo momento", afirmou Martins, garantindo que esse projeto é uma das prioridades da Cbic e terá todo o suporte necessário. Dois integrantes do Cbic Jovem participarāo das reuniōes de planejamento estratégico da entidade no mês de julho. "Nosso propósito é verdadeiro e quando o propósito é verdadeiro as pessoas se engajam", celebrou Ana Cláudia Gomes, presidente do Fasc.

O Cbic Jovem aproveita exemplos exitosos na construçāo civil, registrados em Estados como o Maranhāo e Goiás, em que jovens atuam fortemente nas entidades do setor. "Nāo adianta ser pessimista, o jovem anda muito acomodado, sentado no sofá", afirmou Rafael Abreu, do Rio de Janeiro. "Nós precisamos nos esforçar, assumir a responsabilidade. Nāo podemos mais nos omitir".

O 89° Encontro da Indústria da Construção (Enic) é uma promoção da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic) e uma realização do Sinduscon-DF. As reuniões técnicas das Comissões, Fóruns e Banco de Dados da Cbic contam com a correalização do Senai Nacional e Sesi Nacional.

Clique aqui e acesse as fotos.

n

 

Leave a Comment

Abrir bate-papo
Precisa de ajuda?
Olá, 👋
em que podemos te ajudar?