Cresce a busca por certificações sustentáveis no DF

Assessoria de Imprensa da Almeida França Engenharia

Em 2017, o Green Building Council(GBC), que fornece a certificação internacional Leadership in Energy and Enviromental Design (Leed), registrou 1.228 pedidos de registros de empreendimentos. O DF ficou em quinto lugar, com 41 solicitações.

Mesmo não sendo obrigatórias pela legislação brasileira, a busca pelas certificações sustentáveis, como o Leed e a Aqua-HQE, é crescente no Brasil. Os certificados sinalizam colaboração com o meio ambiente, redução de custos operacionais de edifícios e melhoria da imagem das empresas de Engenharia no mercado.

No DF, o Estádio Nacional é um dos empreendimentos com a certificação Leed. A Almeida França, associada ao Sinduscon-DF, está na fase de medições dos sistemas energéticos para obtenção da certificação Leed para o prédio sede da empresa. Foram feitas reformas e adequações, desde a instalação de uma Usina Fotovoltaica para geração de energia, bicicletário, sistema de renovação de ar nas salas até a troca de lâmpadas. Na última fase, a empresa deverá enviar a documentação necessária para obter o certificado.

Benefícios

De acordo com dados da GBC o custo da construção aumenta entre 0,5% e 15%. Em compensação, pode proporcionar uma diminuição média 9% no custo de operações durante toda a vida útil do edifício e aumento da eficiência energética de 20% para novas construções e entre 5% e 10% para edifícios já existentes.