Agência CBIC
O uso da máscara nos canteiros de obra de todo o país, amplamente recomendado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) na cartilha ‘Novo Coronavírus – Recomendações para o ambiente de trabalho na indústria da construção’, diminui a chance de contágio pelo novo coronavírus (Covid-19). Mas é muito importante saber como higienizá-la corretamente, conforme orientações do Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo (Seconci-SP).
Na cartilha, a CBIC destaca entre outros, que o uso de máscara é parte essencial do protocolo de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) e, por isso, a empresa deve, obrigatoriamente, fornecê-las aos trabalhadores, conforme indicação das autoridades de saúde, observadas as normas de segurança e recomendações da Subsecretaria de Inspeção do Trabalho da Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
A recomendação é para que a máscara seja usada tanto nos canteiros de obra quanto nos deslocamentos do trabalhador.
Veja vídeo do Seconci-SP com orientações sobre como utilizá-la, higienizá-la e guardá-la para garantir a continuidade das obras, da saúde dos trabalhadores e do emprego.