Coopercon-DF apresenta balanço semestral

Cooperativa garante melhores preços na compra de insumos e serviços aos associados

Você já conhece o trabalho da cooperativa da construção civil, a Coopercon-DF? Presidida pelo vice-presidente Administrativo-Financeiro do Sinduscon-DF, Dionyzio Klavdianos, a entidade tem o intuito de unir um número elevado de construtoras em torno da compra de determinado insumo ou serviço, para oferecer aos associados a possibilidade de obter melhores preços e demais condições comerciais, em virtude do maior volume de compra ofertado. Atualmente, são 48 cooperados.

O último balanço apresentado pela cooperativa do DF foi referente ao mês de junho. O volume de compras no período foi de R$ 1.124.568,76. Este número traz uma realidade positiva em comparação aos meses anteriores, que registraram R$ 593.162,00; R$ 265.343,00 e R$ 883.307,26 – maio, abril e março, respectivamente.

Dentre os diversos insumos, o que teve maior representatividade nas compras intermediadas pela Coopercon-DF, até o mês de junho de 2017, foi a categoria outros (areia, portas, tintas, louças, metais e argamassa), responsável por 28,64% das vendas. Em seguida, vieram os elevadores (27,01%); aço (22,67%); concreto (12,59%) e, por último, cimento (9,10%).

O balanço da Coopercon-DF também apresenta a quantidade comercializada dos insumos. Em junho, foram vendidas 75 toneladas de aço, 4.760 sacos de cimento, 230 toneladas de areia e 1.045 m³ de concreto. O material ainda traz a evolução de preço do cimento (CP II Z 32 – saco 50 KG) ao longo dos últimos anos.

Para se ter noção da relevância do trabalho intermediado pela cooperativa, desde a parceria com a Votorantim Cimentos, em 2016, o preço do insumo passou de R$ 16,20 para os atuais R$ 14,85. Das 11 cooperativas regionais abrangidas pela entidade nacional, a Coopercon Brasil, o DF conta com o valor do cimento mais baixo, perdendo apenas para Minas Gerais, onde o cimento é comercializado a R$ 12,00.

A Coopercon-DF reforça a importância dos associados comprarem os insumos dos parceiros, para, assim, obterem as melhores vantagens. Dos 48 cooperados, somente 15 fizeram suas compras pela cooperativa, no mês de junho. “O cooperado não é obrigado a comprar o produto com o seu intermédio, mas deve se lembrar que os melhores preços são graças a um esforço preliminar da cooperativa, que é mantida pela taxa de intermediação das vendas”, defende Dionyzio Klavdianos.

O presidente da Coopercon-DF contou que, há algumas semanas, as empresas receberam a notícia sobre o aumento de cerca de 40% no m³ de concreto usinado, fornecido pelas duas maiores concreteiras de Brasília. “Os nossos cooperados ainda não sentirão a diferença. A empresa que atende à cooperativa honrou o prazo de contrato firmado e manterá estável o preço ofertado até o final de setembro”, explicou. Segundo ele, isso só reforça a importância e o retorno da união em torno do interesse dos construtores.

Sobre a Coopercon-DF

A cooperativa do DF busca aumentar a competitividade das construtoras cooperadas a partir da realização de compras conjuntas. Como intermediadora das negociações, zela pelo atendimento dos padrões de qualidade, condições comerciais favoráveis e assistência técnica pós entrega. Vale reforçar que os valores obtidos na negociação de insumos básicos têm servido de referência para o mercado brasiliense. Com quase dez anos de existência, a Coopercon-DF traz em seu currículo histórias das quais pode se orgulhar. Uma delas foi ter impulsionado a carreira da Orona Elevadores no mercado nacional.

Nacionalmente, o trabalho é realizado pela Coopercon Brasil, também presidida por Dionyzio Klavdianos. Criada em 2010, a entidade nacional congrega, hoje, as cooperativas dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Sergipe.

n