Construção em discussão – Correio Braziliense

Correio Braziliense

O setor da construção civil ainda não recuperou o fôlego. Há 30 meses seguidos demite mais do que contrata. Desde outubro de 2014, 1,1 milhão de postos de trabalho foram fechados em todo o país, segundo pesquisa feita pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) e pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Para discutir o momento do setor, a partir de hoje, ocorre, em Brasília, o 89º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic).

Segundo o presidente do Sinduscon-DF, Luiz Carlos Botelho Ferreira, o evento tratará do momento da construção civil e da sua característica conjuntural. O futuro político e o ambiente de negócios serão abordados no seminário. “É um evento amplo, que debate tanto questões mercadológica e técnica, quanto ética e política. O objetivo é traçar condições e caminhos para o equilíbrio”, declarou.

Na opinião de Ferreira, o setor tem condições de demonstrar bons resultados. Ele ressaltou que a aprovação das reformas trabalhista e da Previdência Social vão beneficiar o segmento. “É preciso uma adequação enorme nessas questões e, além delas, a simplificação tributária é essencial para o país”, alegou.

O seminário é promovido pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF) e pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic). A abertura será hoje no NET Live Brasília, às 19h30 e os debates, de 24 a 26,  no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, a partir das 9h. Para participar é necessário se inscrever.

Entre as autoridades confirmados para o evento estão o presidente, Michel Temer, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, ministro das Cidades, Bruno Araújo, da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab e do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Dyogo Oliveira.