Construção Civil esteve presente no lançamento da Agenda Legislativa da Indústria

Guia foi elaborado a partir do acompanhamento legislativo e da consulta aos segmentos industriais representados pelos sindicatos

Arielli Pereira

O Sinduscon-DF compareceu ao lançamento da 13ª Agenda Legislativa da Indústria do DF, realizado no dia 20 de maio. A cerimônia aconteceu no edifício-sede da federação e contou com a presença do governador, Rodrigo Rollemberg; da presidente da Câmara Legislativa, Celina Leão; entre deputados distritais e presidentes de entidades de classe. O Sindicato da Construção Civil do Distrito Federal foi representado por seu vice-presidente, João Carlos Pimenta.

A agenda foi elaborada a partir do acompanhamento legislativo e da consulta aos segmentos industriais representados pelos sindicatos filiados ao Sistema Fibra. O documento elenca 34 projetos de lei, organizados em assuntos econômicos, tributários, de política urbana, meio ambiente e sociais. Para o vice-presidente do Sinduscon-DF, João Carlos Pimenta, a agenda contribui para a transparência entre o setor produtivo e o poder legislativo. “Nós temos o conhecimento dos projetos de lei antes que eles se tornem definitivos. Portanto, nós podemos opinar durante a sua elaboração. Com isso, trabalhamos para impedir que muitas ações venham a nos prejudicar”, comenta.

A publicação da agenda indica o posicionamento do setor – como divergente ou convergente, acompanhados de justificativa – acerca dos principais projetos de lei em tramitação na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) e que impactam a competitividade do parque fabril brasiliense.

Segundo o governador do DF, é importante saber a opinião do setor produtivo, pois são eles que impulsionam a economia e geram empregos e renda para a capital. “Amanhã assinaremos, na Novacap, 12 ordens de serviço para a retomada do Programa Asfalto II, em diversas cidades do DF. Existe um conjunto de obras que serão retomadas ou iniciadas e irão permitir a continuação do desenvolvimento do DF”, declarou Rodrigo Rollemberg.