Construção civil debate Ética & Compliance nesta quinta, dia 5, em Brasília

Agência Cbic

n

O fortalecimento dos mecanismos de controle interno e a modernização dos marcos regulatórios de gestão para entidades e empresas da construção civil são temas centrais do seminário “Ética & Compliance para uma Gestão Eficaz”, que vai disseminar as ferramentas disponíveis para fortalecer mecanismos internos de controle, assim como indicar normas de conduta que tornem mais difícil a prática de desvios.

“Vamos levar ao nosso público alguns cuidados necessários no ambiente de negócios e disseminar pontos que achamos importantes, para que se fechem janelas de oportunidade de corrupção”, afirma José Carlos Martins, presidente da Cbic. “Esse debate e conscientização são cada vez mais importantes no Brasil”, acrescenta.

Para Luiz Carlos Botelho, presidente do Sinduscon-DF, o evento será de altíssima relevância na condução de um novo comportamento do setor, tanto em relação às circunstâncias da dinâmica de negócios quanto da dinâmica do cumprimento das obrigações contratuais e legítimas. “No momento destas implantações, deixaremos um dos lados – o privado – comprometido e obrigado a um caráter disciplinar virtuoso. Ele estará sujeito a ausência de ética e compliance pertinentes ao outro lado – contratante público ou privado -, sendo que a maior carência neste país é ética e compliance do setor público”, criticou o presidente do sindicato.

“É importante a existência, na relação do estado com a sociedade, deste contrato a exercício da legitimidade de governantes em suas gestões. Este é o presente pleito das empresas deste país”, defendeu.

Promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic) e pelo Sesi Nacional, o evento terá início às 8h30, nesta quinta-feira, dia 5, na sede do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF), em Brasília, e dá continuidade ao processo de disseminação do tema. Com realização pelo Sinduscon-DF, o encontro mobilizará empresários, dirigentes da construção civil e integrantes do Judiciário local. A jurista e ministra aposentada do STJ, Eliana Calmon, confirmou presença em painel que discutirá a Ética & Compliance na Construção.

Também participam do seminário o cientista político Leonardo Barreto; a procuradora do Distrito Federal, Izabela Frota Melo; e o diretor de Engenharia da Construtora LDN, Pedro Henrique de La Rocque Ferreira.

A Cbic apresentará o Guia de Ética & Compliance da Construção Civil, formado por documentos que trazem as mais atuais premissas e ações de compliance, alinhadas a padrões internacionais, que servem de referência e sugestão para entidades do setor e suas empresas associadas na formulação e implantação de políticas de integridade.

O projeto, desenvolvido em correalização com o Sesi Nacional, oferece material inédito, que inclui um guia referencial de ética; um guia de compliance e representação política – incluindo a Lei Anticorrupção comentada; um código de conduta concorrencial para a construção civil; e um manual de avaliação de risco de corrupção nas empresas. Outro documento aponta 12 ações consagradas no relacionamento com o poder público, que podem estimular a prática de desvios e cuja correção tem sido defendida pelo setor.

“A Cbic apoia e defende a criação de um ambiente de negócios mais transparente e justo, que permita a livre concorrência, contribuindo para o fortalecimento das empresas, da economia e da sociedade brasileira”, afirma Ana Cláudia Gomes, gerente de Relações Institucionais do Seconci-Rio e presidente do Fórum de Ação Social e Cidadania (Fasc), responsável pelo projeto.

Clique aqui e veja a programação do seminário.