Conselho de Saneamento Básico do DF conta com representantes da construção civil

n

O Sinduscon-DF passou a integrar o Conselho de Saneamento Básico do Distrito Federal (Consab). A posse ocorreu nesta quinta-feira, 22, e foi realizada pelo governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg. A entidade possui três representantes no conselho: Luciano Alencar, diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade; Magda Ribas, vice-presidente da casa; e Janaína de Oliveira, gerente técnica do sindicato.

A iniciativa reforça o compromisso do Sinduscon-DF em auxiliar o governo nos assuntos de interesse do setor. A próxima reunião será no dia 5 de abril.

Sobre o conselho

O Consab, de caráter consultivo e articulador, instituído mediante o Decreto nº 38.458/2017, estabelece formalmente o instrumento de controle social focado nos serviços de saneamento básico, permitindo a participação da sociedade organizada na viabilização dos princípios fundamentais previstos na Política Nacional de Saneamento Básico – Lei Federal nº 11.445/2007 e acompanhamento da implementação do Plano Distrital de Saneamento Básico e de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do Distrito Federal – PDSB e PDGIRS.

A Portaria nº 100/2017 – Sinesp, de 10 de outubro de 2017, institui os procedimentos de credenciamento, indicação e escrutínio dos membros elegíveis do Conselho de Saneamento Básico do Distrito Federal (Consab) e Institui a Comissão de Credenciamento e Apuração.

Após processo de credenciamento e eleição dos membros para o Consab, foi publicada a Portaria nº 001/2018 – Sinesp, que designa os membros titulares e suplentes do Conselho de Saneamento Básico do Distrito Federal.

Evento também foi prestigiado pelo vice-presidente do Sinduscon-DF, Hélio Fausto, à esquerda

Governador Rodrigo Rollemberg durante a solenidade de posse

(Com informações da Sinesp)