Conecti: Juiz fala sobre encargos e premiações

Agência CBIC

O juiz federal do Trabalho Marlos Melek abriu a programação desta sexta-feira (22) do Congresso Nacional de Engenharia, Construção, Tecnologia e Inovação (Conecti CBIC 2019), em Maringá (PR). Falando a mais de 400 empresários e dirigentes do setor da construção de todo o Brasil, ele detalhou os principais pontos, na prática, da Reforma Trabalhista, cuja redação final, publicada há dois anos, contou com a participação do magistrado.

Melek falou aos participantes sobre como:

-Reduzir encargos na folha de pagamento;

-Aumentar a motivação e engajamento dos colaboradores no novo cenário da Lei 13.467/17; e

-Como conceder premiações à equipe.

Em se tratando de legislação trabalhista, Melek afirmou que antes das mudanças na legislação, cerca de 11 mil novas ações ingressavam por dia nos tribunais, e que a Reforma Trabalhista contribuiu para reduzir as hostilidades nesse âmbito. “No primeiro ano de vigência, houve a queda de 36,5% no número de processos e de 60% nas causas de reparação moral, enquanto o valor dos acordos subiu em 24% e o registro de acordos extrajudiciais foi elevado em 1.804%”, destacou. “Dois anos após a promulgação da lei, considero que ainda há pouco conhecimento sobre as mudanças, por parte das empresas”, disse o juiz.

Melek citou a nova regra da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) como exemplo a ser seguido. “Hoje a premiação pode ser paga em produtos, bens, serviços ou dinheiro para aquele que tiver rendimento acima do ordinário. A partir daí, já temos casos de empresas que economizam 1 milhão por mês, com redução de comprometimento de folha e aumento de rendimento do funcionário”, finalizou.

Confira a galeria de fotos do evento.