Como evitar problemas no pós-obra?

TAMANHO DA FONTE: A+ A A-


Patrícia Figuerêdo
Assessoria de Comunicação Social do Sinduscon-DF

Sensibilizar empresas e apresentar formas de controle tecnológico de revestimentos que evitem problemas pós-ocupação. Esse foi o objetivo da palestra de mobilização realizada pela Diretoria de Materiais, Tecnologia e Produtividade (Dimat/Sinduscon-DF). O evento aconteceu na noite desta quinta-feira (22) e reuniu mais de 200 pessoas no auditório do sindicato.

Na ocasião, foi apresentado pelo consultor técnico da Votorantim Cimentos, Lorenzo Bustamante, o Grupo de Trabalho Sistema de Revestimento de Argamassa Projetada – fruto de uma parceria entre o Sinduscon-DF, ABCP e Votorantim. Segundo ele, a ideia é mostrar uma alternativa, além da tradicional, na etapa de revestimento de paredes. “Queremos que os construtores entendam que o sistema é viável e traz resultados positivos”, destacou. O projeto busca integrar de 10 a 15 construtoras de médio e grande porte e o trabalho será realizado em seis meses. 

O evento ainda contou com uma palestra do engenheiro e professor da Universidade Católica de Brasília, Nielsen Alves. Ele apresentou uma pesquisa de 2010, realizada com 10 empresas do DF, que mostrou os principais problemas no pós-obra. Infiltração, instalações elétricas e revestimentos são os destaques, de acordo com o estudo. O último corresponde a 25% do total. 

Diante dessa realidade, Nielsen Alves explicou que fazer o controle tecnológico dos revestimentos vai além de analisar a aderência. “Tem que olhar, bater e riscar. Não adianta fazer uma análise superficial. É melhor encontrar o erro antes”, ressaltou. Ele apresentou diversas técnicas que podem facilitar e evitar os problemas no pós-obra. 

O presidente do Sinduscon-MA, Fábio Nahuz, prestigiou o evento e ressaltou a importância do tema. “O controle é uma forma de prevenção para que não tenhamos problemas com nossos clientes. A discussão foi excelente e já convidei o palestrante para ministrar no Maranhão”, destacou.

O vice-presidente do Sinduscon-DF, José Amaro Neto, destacou que o evento superou as expectativas. “Tivemos uma presença massiva com representantes dos mais diversos setores da construção”, observou. Segundo ele, a palestra de mobilização serviu para apresentar os problemas relacionados a revestimentos, bem como sensibilizar as empresas sobre a importância de fazer parte do grupo de trabalho. 

O secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos do DF, Julio Peres, marcou presença no evento. 

 

Leave a Comment

Abrir bate-papo
Precisa de ajuda?
Olá, 👋
em que podemos te ajudar?