Comissão da Indústria Imobiliária debate a nova cultura urbana

TAMANHO DA FONTE: A+ A A-

 
Assessoria de Comunicação da Cbic

“Cidade não é problema, cidade é solução”. A avaliação é um dos papas do Urbanismo no Brasil, o arquiteto Jaime Lerner, três vezes prefeito de Curitiba e dois mandatos como governador do Paraná. Impossibilitado de comparecer ao Encontro Nacional da Construção Civil, Lerner mandou uma mensagem à Comissão da Indústria Imobiliária (CII) que tem a Nova Cultura Urbana como um dos temas em debate no 89º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic) 2017.

Na visão do arquiteto, as grandes cidades cresceram sem planejamento e “se gasta muito tempo para identificar os problemas e quase nada para resolvê-los”.

O Instituto Jaime Lerner, com sede em Curitiba, foi o autor do conteúdo da Nova Cultura Urbana, um projeto inovador que tem como foco cidades com população acima de 100 mil habitantes e abaixo de 1 milhão de habitantes, onde o desenvolvimento está acontecendo e ainda é possível fazer alguma ação para melhor prepará-las.  A proposta da nova cultura urbana é pensar as cidades para os próximos 20 ou 30 anos, partindo da sua vocação com base em questões econômicas, sociais e ambientais, elaborando um plano de desenvolvimento estratégico a partir de cinco grandes temas: mobilidade e logística, habitação, desenvolvimento econômico, infraestrutura urbana e serviços ambientais e patrimônio cultural e ambiental. 

O painel foi aberto pelo presidente da CII Flavio Prando que afirmou ser hora de o Brasil quebrar paradigmas! "Pensar a gestão das cidades com base em uma visão de futuro pactuada pela própria sociedade”.

A iniciativa da CII/Cbic faz parte de um projeto feito em correalização com o Senai Nacional e coordenada pelo arquiteto Arthur Parkinson que mostrou a necessidade de as cidades serem repensadas a partir de novos paradigmas e criação de um pacto de governança.  

O painel contou com os palestrantes Ariadne dos Santos Daher, arquiteta e sócia do escritório Jaimer Lerner e do economista Alberto Paranhos.

O segundo painel da CII foi sobre Insegurança Jurídica no mercado imobiliário.

O 89° Encontro da Indústria da Construção (Enic) é uma promoção da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic) e uma realização do Sinduscon-DF. As reuniões técnicas das Comissões, Fóruns e Banco de Dados da Cbic contam com a correalização do Senai Nacional e Sesi Nacional.

n

 
Clique aqui e acesse as fotos

Leave a Comment

Abrir bate-papo
Precisa de ajuda?
Olá, 👋
em que podemos te ajudar?