Começa o Conecti CBIC: setor une tendências e informações para crescer

Agência CBIC

Uma oportunidade para debater associativismo, tecnologias disruptivas e ética. Esse é o objetivo do Congresso Nacional de Engenharia, Construção, Tecnologia e Inovação da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Conecti CBIC 2019), cuja abertura reuniu mais de 400 participantes, no Fashion Hall, em Maringá, no Paraná, na noite desta quinta-feira (21).

De acordo com o presidente da entidade, José Carlos Martins, a programação do evento visa promover a relação do setor com suas necessidades. “Eu sempre lembro de uma definição de que ciência é ‘pessoa física’ e a inovação ‘pessoa jurídica’. Por isso temos que discutir nas entidades como tornar o Brasil um país melhor, a partir do fortalecimento do setor”, frisou.

As baixas taxas de juros foram lembradas pelo presidente da CBIC, que explicou que esse fator, sozinho, não é garantia de mais investimentos. “A taxa Selic baixa é uma condição necessária, mas não suficiente. Se não houver segurança jurídica, o número de empregos no setor estagna e o país não consegue se desenvolver”, disse Martins.

A solenidade de abertura da primeira edição do Conecti CBIC, contou com a presença de autoridades e empresários, e segue até esta sexta-feira (22). “Maringá nos inspira por seu caráter inovador, que tem como característica latente o empoderamento da sociedade civil para fazer planejamento a longo prazo”, complementou, José Carlos Martins.

Promovido pela CBIC, com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional) e Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional), o Congresso é realizado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil da Região Noroeste do Paraná (Sinduscon-PR/Noroeste).

O presidente do Sinduscon-PR/Noroeste, Marcos Mauro Pena Filho, destacou a relevância dos temas do Congresso. “A informação é o petróleo do futuro. Quando unimos tendências e informações geramos riqueza. E esse é o objetivo do Conecti“, disse, ao apresentar Maringá aos participantes e desejar um congresso produtivo para todos.

Ricardo Rocha, presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), ressaltou o importante papel que a CBIC realiza em defesa das demandas do setor. “Impedir que o pregão eletrônico seja o critério dos editais para obras de engenharia, por exemplo, está no radar da CBIC, defendeu o engenheiro.

Confira a galeria de fotos da abertura do Conecti.

Já o prefeito de Maringá, Ulisses Maia, afirmou que a cidade já é adepta de planejamento estratégico. “Maringá é considerada a quinta melhor cidade para se morar, o que é reflexo do sucesso da parceria da sociedade civil organizada com o poder público”, destacou o político.

Abertura reuniu mais de 400 participantes de 19 estados e Distrito Federal.  A solenidade contou com a apresentação da Orquestra Filarmônica UniCesumar (Centro Universitário de Maringá), com a execução de clássicos da música e também do Hino Nacional. Também participaram da mesa de abertura:

– José Humberto Pires, secretário de Governo do Distrito Federal, representando o governador Ibaneis Rocha;

– Sidnei Teles, vereador, representando o presidente da Câmara Municipal de Maringá, Mario Hossokawa;

– Paulo Meneguetti, vice-presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep-PR), representando o presidente da entidade, Carlos Valter Martins Pedro.

O Conecti CBIC 2019 segue nesta sexta-feira (22), a partir das 9h, com extensa programação. Confira no site do evento!