Começa a fase de testes do eSocial

Assessoria de Comunicação da Cbic

O Comitê Gestor do eSocial começou a disponibilizar o ambiente de produção restrita do eSocial, conforme a Resolução 9/2017 (DOU 23/6/2017). A primeira etapa do ambiente foi disponibilizada no último dia 26 de junho, e permanece até o próximo dia 31 de julho, para as empresas de Tecnologia da Informação (TI).

A segunda etapa estará disponível a partir do dia 1º de agosto de 2017, para todas as empresas. Nesse período, as empresas terão a oportunidade de validar a adequação de seus sistemas ao eSocial, cuja obrigatoriedade se iniciará em janeiro de 2018 para as empresas com faturamento superior a R$ 78 milhões, e em julho de 2018 para as demais. O manual para desenvolvedores, com as diretrizes de uso do ambiente restrito, além do canal de comunicação com a equipe de suporte, para que seja feito o registro das ocorrências reportadas pelas empresas que utilizam o ambiente, está disponível no site do eSocial.

A Resolução dispõe que, em função da capacidade restrita do ambiente, sua utilização deverá ser efetuada de forma controlada, atendendo às orientações e aos limites descritos no manual

(Com informações do Sinduscon-SP)

n