Agência Cbic
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) comemorou nesta segunda-feira, dia 16 de outubro, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), em São Paulo, o Dia Mundial da Normalização e os seus 77 anos de fundação, que lhe garantem mais de 300 Comitês Técnicos e um acervo composto por aproximadamente 8 mil normas técnicas.
Durante o evento, intitulado Dia Mundial da Normalização – Normas Técnicas tornam as cidades mais inteligentes, que visa discutir como a normalização pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população nas cidades, foi entregue o Prêmio ABNT de Excelência em Normalização, que é conferido aos Comitês Técnicos da ABNT, às Pessoas Jurídicas e às Pessoas Físicas que tenham se destacado no ano anterior ao da premiação em prestação de serviços relevantes à coletividade brasileira, no campo da normalização e atividades afins, com atuação nos âmbitos nacional, regional ou internacional, e que tenham contribuído significativamente para a promoção e o fortalecimento da normalização.
Um dos agraciados desta edição foi o presidente da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Comat/Cbic), Dionyzio Antonio Martins Klavdianos, pelo trabalho realizado pela Comat/Cbic em prol da causa. “É uma homenagem ao trabalho que a Cbic vem desenvolvendo em favor da assimilação da cultura de normas técnicas no dia a dia de construtoras e demais segmentos da construção civil”, comemora Klavdianos.
O premiado também é vice-presidente Administrativo-Financeiro do Sinduscon-DF, presidente da Coopercon-DF e da Coopercon Brasil. Além disso, atuou por 14 anos como diretor de Materiais, Tecnologia e Produtividade do sindicato, participando ativamente das ações propostas pela Comat, monitorando e contribuindo para a criação e atualização das normas técnicas utilizadas pelo setor.
Realizado desde 2010, o objetivo do Prêmio ABNT de Excelência em Normalização é que cada vez mais a normalização seja vista como ferramenta capaz de empoderar o consumidor, a indústria e o comércio e influenciar o relacionamento dos mesmos entre os países.
A Comat/Cbic, fórum permanente de discussão de assuntos de interesse do setor, dentre eles o da normalização técnica, criou em 2013 o Grupo Cbic de Acompanhamento das Normas Técnicas, liderado pelo consultor técnico do Sinduscon-MG, Roberto Matozinho. A iniciativa do GT, que conta com a correlização do Senai Nacional, objetiva atender a política da entidade de acompanhamento das principais normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), após o seu protagonismo na aprovação da Norma de Desempenho (NBR 15.2757/2013). “A Cbic criou uma estrutura que acompanha todas as tramitações de normas de interesse e tem tentado se antecipar às publicações das consultas públicas, se posicionando a respeito do processo de normalização”, destaca Roberto Matozinhos.
Dia Mundial da Normalização
Celebrado em 14 de outubro, o Dia Mundial da Normalização foi estabelecido, desde 1998, como forma de prestar reconhecimento a todos aqueles que, voluntariamente, oferecem seus reconhecimentos para promover a qualidade e a segurança de produtos, processos e serviços, por meio de normas técnicas.
(Com informações do Sinduscon-DF)