Assessoria de Imprensa do Codese-DF
Representantes dos governos de Brasília e Goiás, reunidos ontem no Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico (Codese-DF), com prefeitos de 20 cidades do Entorno, concordaram em unir esforços para reativar a Ride, que tem como missão financiar o desenvolvimento de uma região com mais de 5 milhões de habitantes. Recursos existem, o que é precisa é reativar o Conselho da Ride, responsável pela aprovação dos projetos, que não se reúne desde 2015, dizem os técnicos do GDF.
Ao convocar os prefeitos e os órgãos do GDF e do governo de Goiás para a reunião da Câmara Técnica das Regiões Metropolitanas do Eixo Brasília – Goiânia e Ride, o Codese se propõe e enfrentar os problemas e encontrar soluções que viabilizem a refundação da Ride, criada há 20 anos, e que até hoje pouco tem feito para o desenvolvimento econômico e social da região, salientou o presidente Paulo Muniz.
A Câmara Técnica, com quatro gestores – dois brasilienses e dois goianos – é o elo de aproximação entre Brasília e Entorno – região de população crescente – que precisa ser cada vez mais firme, pois os problemas que afligem a todos só serão enfrentados quando houver vontade mútua das partes, disse Afonso Assad, gestor. Adair Ribeiro, também gestor e representante de Goiás, garantiu que a atuação do Codese, levantando as demandas e soluções para o Entorno, poderá gerar um surto desenvolvimentista na região.
Paulo Muniz salientou que o Codese é um aliado fundamental para que o Entorno se integre neste processo que pretende diminuir as desigualdades, com o apoio dos governadores dos dois estados, conforme prometido durante o encontro, pelo subsecretário da SEDICT, Mário Faria, e o secretário do Entorno de Goiás, Osório Meirelles. “Vamos operar unidos e ultrapassar todos os óbices em busca da redenção econômica, social e sustentável desta enorme área que carece de apoio técnico e financeiro para construir um horizonte mais feliz para seus habitantes", concluiu.