Assessoria de Comunicação Social do Sinduscon-DF
Para Brasília avançar, é fundamental que o setor produtivo do Distrito Federal esteja unido. Com esta visão, representantes de sindicatos e associações da cidade criaram o Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico (Codese-DF), que irá auxiliar o governo na gestão de políticas públicas de médio e longo prazo. No último dia 23 de maio, o órgão foi lançado, oficialmente, após registro em cartório.
A ideia para a criação deste conselho, no DF, teve como inspiração as experiências exitosas do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem) e do Conselho de Desenvolvimento Sustentável e Estratégico (Codese-Goiânia), apresentadas durante o evento “O Futuro da Minha Cidade”, uma iniciativa da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), no ano passado.
Para o presidente eleito do conselho, Paulo Muniz, estar à frente deste grupo é um desafio. “Contudo, todos os membros têm se mostrado unidos e proativos. Temos muito a fazer para impulsionar o setor produtivo do DF”, disse. Muniz reforça que somente com a sociedade civil organizada é possível trazer o país para os rumos desejados.
O vice-presidente do Codese-DF, Luiz Carlos Botelho Ferreira, explicou que as expectativas para este ano são de entregar um planejamento a médio e longo prazo para a cidade. “Queremos contemplar ações públicas e privadas, bem como a questão da escolha de parâmetros de controle da execução desse planejamento. Teremos metas a serem atingidas, que serão paralelas às atividades governamentais”, afirmou. O conselho, que tem o Sinduscon-DF como sede, já contempla mais de 50 entidades do DF.
Grupos de Trabalho
Para dar celeridade a apresentação de propostas e resultados, o conselho criou 16 câmaras temáticas para tratar dos assuntos de interesse do setor produtivo, que devem ter de oito a 15 membros. São elas: Vestuário e Moda; Turismo, Hospitalidade e Gastronomia; Educação; Tecnologia; Indústria; Logística e Distribuição; Saúde; Desenvolvimento Urbano; Gestão Pública; Cidadania; Negócios Agropecuários; Segurança; Cultura de Paz e Não de Judicialização; Energias Renováveis; Comércio e Serviços; e Regiões Metropolitanas do Eixo Brasília-Goiânia e Ride.
Conheça a Diretoria do Codese-DF:
Presidente: Paulo Roberto de Morais Muniz (Ademi-DF)
Vice-Presidente: Luiz Carlos Botelho Ferreira (Sinduscon-DF)
Secretária Executiva: Rosane Lucho do Valle (Codese-DF)
Superintendente: Márcio Flávio Mafra (Sindivarejista)
Diretor Administrativo: Fernando Pedro de Brites (Câmara Brasil-Portugal – DF)
Conselho Deliberativo:
Luiz Afonso Delgado Assad (Asbraco)
Jael Antonio da Silva (Sindhobar)
Conselho Fiscal:
Edson de Castro (Sindivarejista)
Adriano de Andrade Marrocos (CRC)
Amarildo Fuza (Idesp)
Godofredo Pinheiro Martins Neto (Abeoc-DF)
José Amaro Neto (CDL-DF)
Antônio Alves Filho (OAB-DF)
Gestores das Câmaras Temáticas:
Walquiria Pereira Alves – Vestuário e Moda
Alejandro Parrilla – Turismo, Hospitalidade e Gastronomia
Ricardo de Figueiredo Caldas – Tecnologia
Graciomário de Queiroz – Indústria
Marcelo de Paula – Logística e Distribuição
n
João Accioly – Desenvolvimento Urbano
Adriano Marrocos – Gestão Pública
Antonio Custodio Neto – Cidadania
Fernando Cezar Ribeiro – Negócios Agropecuários
Mauro Cezar – Segurança
Fabiola Orlando – Cultura de Paz e Não Judicialização
Fernando Pedro Brites – Energias Renováveis
Luiz Eugenio Fernandes Duarte – Comércio e Serviços
Eda Coutinho B. M de Souza – Educação
(Com informações da Fibra)