Cbic promove oficina sobre o centro de pesquisa e desenvolvimento para inovação e sustentabilidade

Assessoria de Comunicação da Cbic

n

Para definir as próximas ações do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento para a Inovação e Sustentabilidade do Ambiente Construído (Cepac), a Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da Cbic promoveu no dia 13 de março, em Brasília, a oficina Construindo Sucesso no Cepac.

A oficina, coordenada pela professora Raquel  Blumenschien, da Lacis/FAU/UnB, contou com a presença do chefe executivo da empresa britânica Building Research Establishment (BRE), Peter Bonfield, que abordou o tema “Inovação e sustentabilidade no ambiente construído e o Cepac como catalisador de mudanças no setor da Construção Civil e indústrias associadas”.

O encontro tratou dos benefícios e impactos esperados dos protótipos a serem construídos no centro e as formas de participação das entidades associadas. Os primeiros protótipos estão sendo estudados por associados dos estados do Paraná, Goiás, Ceará, Mato Grosso, além do Distrito Federal.

Foi detectada a necessidade de uma atenção especial para questões como: integração dos agentes dentro da cadeia produtiva; melhoria de processos construtivos e de projetos; maior participação das pequenas empresas; fortalecimento da rede de laboratórios já existentes; integração do centro ao Sistema Nacional de Avaliação Técnica (Sinat); foco nas necessidades dos usuários; difusão da inovação para atender um maior número de empresas; interface entre os subsistemas construtivos, e aprendizado do trabalho em rede.

O Cepac será construído pela Cbic, em Brasília, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, do Governo do Distrito Federal (GDF) e da BRE. O Centro será voltado para o desenvolvimento, teste e disseminação de soluções tecnológicas sustentáveis para processos e produtos do ambiente construído.