Agência CBIC
Com o objetivo de aproximar todos os elos da indústria da construção na discussão dos desafios e oportunidades na área de obras públicas envolvendo Building Information Model (BIM – Modelagem da Informação da Construção), a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), com a correalização do Senai Nacional, realiza no próximo dia 30 de maio, das 8h30 às 12h30, em Brasília, o 2º Seminário Internacional BIM CBIC – O BIM em Obras Públicas.
Realizado por meio da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da CBIC, o evento contará com palestras de renomados especialistas em BIM, apresentação de cases de sucesso e debates. Interessados em participar devem preencher formulário online.
O seminário terá transmissão online pelo Canal da CBIC no Youtube. Confira!
Veja a programação completa:
Um dos destaques da programação, segundo o curador técnico do seminário, o professor da Universidade de São Paulo Eduardo Toledo Santos, é o especialista-chefe em BIM da Finnish Transport Infraestructure Agency (FTIA) – em tradução livre, Agência Finlandesa de Infraestrutura do Transporte, Tarvo Savolainen. A instituição cuida do planejamento e construção de rodovias, ferrovias e hidrovias da Finlândia.
“Ele explicará como a agência utiliza o BIM, como o órgão exige o uso da tecnologia dos fornecedores e os padrões desenvolvidos nessa área de infraestrutura”, comenta Toledo.
O seminário também terá a presença de representantes da Fiocruz, que farão uma exposição sobre um laboratório inteiramente projetado em BIM que está sendo construído em Belo Horizonte. “É a primeira vez que esse case é apresentado no Brasil”, ressalta Toledo.
Outro destaque da programação é a palestra da coordenadora do Comitê Gestor da Estratégia BIM BR. Ela tratará do trabalho do grupo, cujo objetivo é implementar a tecnologia em obras públicas nacionais, seguindo decreto sancionado pelo ex-presidente Michel Temer no ano passado.
Finalmente, o seminário incluirá também o lançamento do BIM Fórum Brasil, instituição criada pela CBIC para difundir o tema no país. “A ideia é congregar entidades e empresas para poder otimizar os esforços nessa área”, acrescenta Toledo.