Cbic participa de evento de Formação em PPPs 2015

Assessoria de Comunicação da Cbic

O presidente da Cbic, José Carlos Martins, participou como palestrante, nesta quinta-feira (26/11), em São Paulo, do evento Formação em Parcerias Público-Privadas 2015 – Aspectos essenciais do diálogo entre o poder público e a iniciativa privada.  O evento apresentou oito estudos de casos práticos de PPPs no Brasil, que abordam temas transversais das PPPs como garantias do poder público, reequilíbrio econômico-financeiro, desenho de contratos, condução dos estudos de viabilidade, papel do controle externo, critério para a seleção do licitante vencedor, assim como indicadores de desempenho e impactos na remuneração. O presidente José Carlos Martins alertou para a importância de se transformar a atual crise em oportunidade e mencionou que a PPP talvez seja uma das formas que o setor tenha para sair dessa crise melhor do que entrou. “Defendemos um maior número de empresas participando do processo”, destaca Martins. Para isso, a entidade, com apoio do Senai Nacional, está promovendo eventos para aculturar o setor, buscando experiências internacionais que possam auxiliar nesse processo. Na oportunidade, Martins também destacou que a Cbic entregou ao governo federal e ao congresso nacional um conjunto de propostas que visam impulsionar a participação do mercado de capitais no financiamento de projetos de infraestrutura. Elaboradas com base no estudo “PPPs – Propostas para ampliar a participação das empresas” encomendado pela Cbic e produzido pela GO Associados, as medidas preveem a redução de custos de emissão de debêntures, novos mecanismos de garantias de financiamento e o uso de recursos dos fundos de pensão e dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), que reúnem recursos de servidores públicos federais, estaduais e municipais, no financiamento dos projetos.