Agência Cbic
A missão técnica faz parte da parceria entre Brasil e Reino Unido, formalizada no fim de 2016, para a troca de experiências na utilização do BIM em obras governamentais. O memorando de entendimento foi celebrado entre o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC) e a Secretaria do Programa de Parceria de Investimentos (PPI) com a Secretaria de Estado de Comércio do Reino Unido, com o objetivo de difundir a metodologia para o desenvolvimento da construção civil. Essa mesma parceria já foi feita com o Chile que definiu metas para a que a modelagem se torne padrão em obras públicas e privadas.
Estão contidos na agenda de 31 de outubro à 1º de novembro, a apresentação da visão estratégica do Programa do Reino Unido; do Programa Internacional e do Grupo de Trabalho BIM do Reino Unido; e sobre o processo de implementação, as ações de Gerenciamento de Mudanças; Comunicações; Treinamento e educação; Engajamento do governo e da Indústria e o Desenvolvimento de Ferramentas (Padrões). Estão previstos, ainda, visitas para apresentação de três estudos de caso da indústria. Além de representantes do MDIC, Ministério dos Transportes (MTPA) e da Cbic, são participantes membros do Dnit; Senai–SP e do Metro–SP.
Pela Cbic, participarão o presidente da Comat, Dionyzio Klavdianos, bem como o líder do projeto de disseminação do BIM da Cbic, Paulo Sanchez. A participação da entidade está contida nas ações do projeto integração internacional, uma iniciativa da Cbic e do Senai Nacional.
Klavdianos também é vice-presidente Administrativo-Financeiro do Sinduscon-DF e atuou por 14 anos como diretor de Materiais, Tecnologia e Produtividade do sindicato. Neste ano, visitou o laboratório da Autodesk, em Missão Técnica Cbic 2017 – Boston e Nova Iorque (EUA), dedicada aos vencedores do Prêmio Cbic de Inovação e Sustentabilidade, que teve como foco os projetos desenvolvidos com tecnologia BIM e a sustentabilidade nas construções.
(Com informações do Sinduscon-DF)