Cbic participa de audiência pública da CDU da Câmara dos Deputados sobre adoção do BIM em obras públicas

Assessoria de Comunicação da Cbic

A Cbic, representada pelo líder do projeto de disseminação do BIM, participou na manhã da última quarta-feira (18/11) de audiência pública na Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) da Câmara dos Deputados, em Brasília, para discutir sugestões e medidas de adoção do Building Information Modeling (BIM) em obras públicas. Paulo Sanchez (Sinduscon-SP) mostrou aos presentes o que algumas empresas da iniciativa privada estão fazendo com a ferramenta e os ganhos que estão tendo. Destacou que para utilizá-lo é preciso, primeiro, a mudança de paradigma, identificando o que é a construção virtual. Destacou também a necessidade de integração de todos os projetistas usando a ferramenta. Segundo Paulo Sanchez, o impacto do BIM não se limita às edificações, passa pela indústria de produtos e materiais. Dentre as vantagens observadas até o momento, zero de aditivo por projeto; empresas de instalação satisfeitas com a nova utilização da metodologia; construtora instalação satisfeitas com a nova utilização da metodologia; construtora com o domínio da informação; transparência para todos os agentes, e facilidade no trabalho em equipe de grande porte. “Uma das missões da Cbic é difundir o BIM no Brasil inteiro, acho que isso vai melhorar para os órgãos públicos e para o setor como um todo”, destacou Sanchez. A audiência também contou com a participação do capitão Edilberto Cabral Ferreira, chefe da Seção de Tecnologia da Informação da Diretoria de Obras Militares do Exército; coronel Washington Gultenberg de Moura Luke, ex-chefe da Seção de Estudos e Projetos da Diretoria de Obras Militares do Exército; arquiteto Pedro da Luz Moreira, presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil/RJ e professor da Escola de Arquitetura e Urbanismo da UFF/RJ; e o arquiteto Rodrigo Chagas Machado, gerente de Projeto e Inovação do Crea-RJ.