Cbic mobiliza setor da construção em memória às vítimas de acidentes e doenças no trabalho

Assessoria de Comunicação da Cbic

Em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, o dia 28 de abril foi instituído, pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), como o Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho. Para marcar a data, a Comissão de Políticas e Relações Trabalhistas da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CPRT/Cbic) sugere às entidades associadas que incentivem as suas empresas afiliadas a realizarem na referida data, próxima sexta-feira, o Diálogo Diário de Segurança (DDS) e/ou programação específica ou até mesmo um minuto de silêncio em memória às vítimas de doenças e/ou acidentes relacionados ao trabalho.

O líder do projeto de Segurança e Saúde no Trabalho da CPRT/Cbic, Haruo Ishikawa (SindusCon-SP), reforça o respeito à data, que mostra a importância do trabalho ocorrer com qualidade de vida para todos os operários. “É fundamental que os trabalhadores tenham ambientes de trabalho saudáveis e seguros e salários compatíveis com suas funções”, destaca.

A data ficou marcada em razão de uma explosão no dia 28 de abril de 1969, que matou 78 mineiros numa mina no estado norte-americano da Virgínia. No Brasil, a Lei 11.121/2005 marca a mesma data para o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças no Trabalho. A CPRT/Cbic entende que, para garantir um ambiente com melhores condições de trabalho, prevenindo doenças e acidentes ocupacionais, a melhor ferramenta de prevenção ainda é a informação aliada à conscientização.

Neste sentido, a comissão busca a formulação e a execução de projetos e ações nacionais voltadas à prevenção de doenças e acidentes no trabalho, tais como: discussão de temas relacionados à Saúde e Segurança no Trabalho (SST); participação ativa no Comitê Permanente Nacional (CPN), que discute a revisão da NR-18 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção, e demais ações, que incluem a harmonização de outras Normas Regulamentadoras de SST inerentes à indústria da construção. O setor tem buscado alternativas para que a SST seja fortalecida, por isso a existência dos Serviços Sociais da Construção (Seconcis) em diversas unidades da Federação, que atestam essa legítima preocupação, realizando anualmente, por todo o país, mais de 2 milhões de atendimentos preventivos à segurança e saúde do trabalhador.

Além disso, desde 2012, há o Acordo de Governança do Programa Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho para a Indústria da Construção (PNSST-IC), uma parceria entre a Cbic, o Sesi Nacional e o Seconci Brasil. O PNSST-IC é um programa de inovação tecnológica em segurança e saúde no trabalho, de abrangência nacional, que levanta as necessidades evidenciadas pelo setor da construção; define estratégias e prioridades de atuação; monitora resultados, e divulga métodos, soluções e conhecimento. Seu principal objetivo é contribuir para a eliminação ou redução do número de doenças e acidentes no trabalho na indústria da construção, com ênfase nos acidentes fatais e incapacitantes.

Clique aqui e conheça os vídeos orientativos e os demais guias na área de SST realizados pela CPRT/Cbic, com correalização do Sesi-DN.