Cbic lança publicação sobre normas de esquadrias para edificações

Assessoria de Comunicação da Cbic

Numa iniciativa da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), em correalização com o Senai Nacional, foi lançada hoje a publicação “Esquadrias para Edificações – Desempenho e aplicações”, cujo objetivo é sanar todas as dúvidas em relação a janelas e portas, por exemplo.

“A norma de esquadrias é nova e complexa. Fizemos um manual de como especificar uma esquadria. Juntamos as informações de diversas entidades e isso passou pelo crivo de quem efetivamente usa, como Secovi [Sindicato da Habitação] e Sinduscon [Sindicato da Indústria da Construção Civil]”, disse a coordenadora do Grupo de Trabalho da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat/Cbic) e coordenadora da Comissão de Estudos da ABNT – CEE 191 – Esquadrias para Edificação, Fabíola Rago Beltrame.

“O maior questionamento era se a norma se aplicava a todas as esquadrias principalmente àquelas fabricadas especialmente para uma determinada obra ou na própria obra. E a resposta é sim!”, frisou.

Um dos capítulos da publicação trata de manutenção, trazendo informações sobre durabilidade dos materiais e procedimentos de manutenção e limpeza para esquadrias de aço, alumínio, PVC, etc. Na manual, há um check list que, segundo Fabíola, deve ser preenchido assim que o produto é adquirido e refazê-lo a cada cinco anos.

Com mais de 170 páginas, o material, produzido em apenas seis meses, foi distribuído aos presentes no painel Desdobramentos da Norma de Desempenho do 89ª Encontro Nacional da Indústria da Construção Civil (Enic). “O que a gente quer é que vocês usem e tentem tirar qualquer dúvida de esquadrias aqui”, afirmou Fabíola.

Também participou do painel o diretor técnico da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Eugenio Guilherme Tolstoy. Segundo ele, algumas normas do setor de construção civil devem ser revisadas ou criadas em breve. São elas: estruturas de bambu, perícias na construção civil, alvenarias estruturais, execução de estruturas de concreto, placas de cerâmica e saídas de emergência.

O coordenador do Projeto Rede Sibratec (Sistema Brasileiro de Tecnologia) de desempenho habitacional (RDSH), Luiz Carlos Pinto Silva Filho, e a coordenadora geral do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H), Salette Weber, também apresentaram as novidades sobre Norma de Desempenho no evento.

Clique aqui e acesse as fotos.