Cbic lança portal sobre a contratação de profissionais com deficiência na construção

Assessoria de Comunicação da Cbic

O Fórum de Ação Social e Cidadania (Fasc) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic) lançou, com a correalização do Sesi Nacional, o hotsite "PCD na Construção" para orientar a contratação de profissionais com deficiência no setor da construção civil. A ferramenta foi apresentada durante o 88º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic).

A plataforma é útil em especial a empresas com número acima de 100 funcionários, já que elas têm obrigação legal de cumprir cotas de emprego para essas pessoas. Nela há orientações como: onde encontrar esses profissionais; como recrutá-los; como treinar a equipe para recebê-los e como adaptar o canteiro de obras para atender a todas as necessidades de acessibilidade.

"Mapeamos o Brasil inteiro. Pelo hotsite, é possível encontrar, em cada estado, quais são as associações que ajudam na inclusão de PCDs e onde há cursos de capacitação", afirma Ana Cláudia Gomes, presidente da Fasc/Cbic.

"Fizemos reuniões com líderes de associações de bairro e com o próprio INSS para trazer os reabilitados. Nesse caso, o INSS pode bancar toda a despesa do curso de reabilitação, enquanto a empresa só libera o canteiro de obras e contrata o trabalhador no final do processo", ressalta Patrícia Farias, líder do projeto "PCD na Construção".

O hotsite é parte do projeto "Inclusão Segura de Pessoa com Deficiência – PCD na Construção", desenvolvido pelo Fasc/Cbic em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi). Clique aqui para acessar o hotsite.

(Com informações do Portal Piniweb)