Cbic anuncia vencedores do 3º Prêmio de Jornalismo

Assessoria de Comunicação da Cbic

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic) realizou na noite de quarta-feira (9), às margens do Lago Paranoá, em Brasília, a premiação da 3ª edição do Prêmio Cbic de Jornalismo. O prêmio ocorre a cada dois anos e surgiu para estimular jornalistas do país e de todos os meios de comunicação (televisão, rádio, veículos impressos e internet) a discutir os temas relacionados ao setor da construção. Segundo o presidente da Cbic, José Carlos Martins, “o objetivo é fomentar o debate e colocar em evidência temas estratégicos para a indústria da construção no Brasil, como investimentos em obras de saneamento, mobilidade urbana, habitação de interesse social, mercado imobiliário, inovação tecnológica e responsabilidade social”.

A edição deste ano contou com quatro categorias: Infraestrutura, Mercado Imobiliário, Inovação e Responsabilidade Social na Construção. Os vencedores das categorias dividiram R$ 60 mil em prêmios. Nesta terceira edição, a comissão de jurados do Prêmio Cbic de Jornalismo foi formada pelo presidente do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável, Carlos Eduardo de Almeida; pela presidente da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura, Miriam Addor; pelo diretor da Associação Brasileira de Imprensa, Arcírio Gouvea; e ainda pelo diretor do SBT, José Occhiuso, que representou a Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e TV.

Na categoria Mercado Imobiliário, a matéria vencedora foi “Terras Prometidas”, da Revista Construção e Mercado, da Editora Pini. Para representar a equipe, o editor Circe Bonatelli subiu ao palco para receber o prêmio e parabenizou a iniciativa da Cbic, que ele acredita servir de “termômetro das reportagens que são produzidas sobre o setor”. A reportagem premiada trata das operações urbanas consorciadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília e seus desafios em meio à crise econômica.

Já na categoria Inovação, a matéria “Canteiros Secos”, da Revista Construção e Mercado,também da Editora Pini, foi a vencedora.Para a repórter Aline Mariane, o prêmio é fruto de um trabalho de muitos anos. “Esse prêmio pertence à todos nossos colegas.” O editor-assistente da editora, Romário Ferreira, explica que a reportagem foi produzida durante a maior crise hídrica que São Paulo já vivenciou. “A matéria aborda a escassez da água no estado quanto às questões de inovação, como construir sem água”, detalha Ferreira.

Na categoria Infraestrutura, a matéria “Obras Públicas – Gestão ineficiente dos governos e falta de planejamento geram obras inacabadas”, da Revista Edificar, publicação paraibana especializada no setor da construção. Para a repórter Eliane Cristina, orgulho é o sentimento que resume a noite. “Nós somos fruto de uma ação empreendedora e estamos há seis anos no mercado. Esse é o nosso quinto prêmio e mostra que estamos fazendo um jornalismo de qualidade. A Cbic manter esse prêmio é importantíssimo para as revistas segmentadas do setor da construção. E o fato de termos ganhado mostra que o jornalismo de qualidade é o vencedor. Fechamos 2015 muito bem e esperamos que a Cbic continue a incentivar a boa produção jornalística”, disse a vencedora da categoria. A matéria de Eliane aborda a gestão ineficiente dos governos e mostra como isso tem atrapalhado a vida da população que precisa da conclusão das obras. “Nosso objetivo maior foi mostrar como isso tem atrapalhado a vida da população e também do empresário que fica à mercê de aditivos e contratos.”

A categoria Responsabilidade Social premiou a equipe liderada pelo jornalista Domingos Meirelles, da emissora Record, com a matéria “Os Escravos da Cidade”, do Programa Repórter Record de Investigação. Segundo o editor Daniel Graciano de Carvalho, integrante da equipe vencedora, a intenção da matéria é denunciar a escravidão nas grandes cidades brasileiras. “Tentamos mostrar que setores importantes da economia do País precisam rever atitudes. As empresas precisam ficar atentas à terceirização”, alerta Carvalho. O editor salienta também que é essencial termos mais prêmios de jornalismo no Brasil e que temas como a responsabilidade social e empresarial são necessários e atuais para alertar a sociedade de problemas que temos no País. Após a premiação, cerca de 300 convidados, entre jornalistas, líderes do setor, empresários e parlamentares, aproveitaram a festa embalada pela banda goiana Young, que cantou clássicos dos anos 1960 e 1970. Confira a cobertura fotográ- fica completa no perfil da Cbic no Flickr.