Carreta leva cursos profissionalizantes para canteiro de obra – Seconci-DF

Assessoria de Comunicação Social do Seconci-DF

A Carreta da Construção do Serviço Nacional de Aprendizagem (Senai-DF) está no canteiro de obra da Indústria Brasileira de Concreto (Inbracol), em Ceilândia. Participam do curso de eletricista predial, funcionários da empresa que procuram melhorar o currículo profissional e/ou até mesmo uma nova profissão. “Todo conhecimento adquirido com o curso poderá ser usado, tanto na empresa, quanto em casa mesmo”, conta o supervisor administrativo Marcos Mares, 35 anos.

A carreta foi solicitada por meio de parceria firmada pelo Seconci-DF e Sesi/Senai-DF, que tem ofertado cursos gratuitos para o ambiente da construção, e sem nenhum custo para os empresários. As aulas acontecem nas unidades do SenaiTaguatinga e na carreta. A parceria teve início em agosto de 2014 e já certificou mais de 280 alunos em cursos diversos como pedreiro, mestre de obras, pintor de imóveis, automação predial, entre outros.

De acordo com o professor da turma, a vantagem da carreta está na possibilidade de alinhar teoria e prática à rotina dos alunos. “O diferencial é que, no ambiente de trabalho, eu consigo exportar o conteúdo para a rotina dos trabalhadores e, consequentemente, eles aprendem melhor”, explica o professor Flávio Chiapetti.

Muitos alunos estão aproveitando a oportunidade para aprimorar o conhecimento que já possuíam. “O curso serve para melhorar o conhecimento. Eu já fiz muito serviço de instalação em casa e, graças ao curso, aprimorei o que já sabia”, conta o encarregado de logística Wellington da Costa, 38 anos.

Grande procura: desde o início da parceria entre o Seconci-DF e o Sesi/Senai-DF, houve grande procura. Com isso, já foram preenchidas todas as vagas para turmas que terão início, ainda, em 2015. Outros interessados em participar dos cursos precisam, agora, aguardar desistência ou o calendário de 2016.