Campanhas visam à saúde e qualidade de vida dos trabalhadores

A Construção Civil do Distrito Federal busca, cada vez mais, oferecer segurança e saúde aos trabalhadores do setor

Com esse objetivo, o Sinduscon-DF tem realizado diversas campanhas, de modo a orientar as empresas associadas sobre os cuidados a serem tomados nos canteiros de obras, além de disponibilizar no site da entidade player sobre Segurança e Saúde no Trabalho (SST), com diversos links que auxiliam no cumprimento das medidas preventivas.

Também são realizados seminários sobre o tema. O último aconteceu em setembro e abordou a gestão da Segurança e Saúde no Trabalho, resultado da parceria entre o sindicato e o Comitê Permanente Regional sobre Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção do Distrito Federal (CPR-DF).

Para o diretor de Política e Relações Trabalhistas do Sinduscon-DF, Izidio Santos, ao longo dos últimos anos, o setor tem evoluído bastante nas questões de Segurança e Saúde no Trabalho. “O que acontecia há 10 anos já não se repete. A realidade hoje é outra, mas ainda temos muito que avançar. E esse avanço depende do trabalhador, do empregador, do gestor de segurança e da fiscalização. É um trabalho em conjunto”, afirmou.

Outro ponto que tem contribuído para uma maior segurança aos profissionais do setor é a parceria junto ao Sindicato dos Trabalhadores que, no decorrer dos anos, tem se tornado cada vez mais sólida. Prova disto é a recente campanha de proibição do uso de aparelho celular nos canteiros de obras, acordada em Convenção Coletiva de Trabalho da categoria, e que está em vigor desde setembro.

Os objetivos das campanhas sempre visam à qualidade de vida dos profissionais, de modo a diminuir riscos e aumentar a satisfação de fazer parte do processo construtivo do Distrito Federal.