Câmara Legislativa homenageia construtores de Brasília

Aline Roriz
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

Às vésperas de completar 58 anos, Brasília relembra aqueles que fazem parte de sua história. Quinze pessoas que contribuíram para a construção da capital federal com o fornecimento de areia e que ajudaram a consolidar a cidade por meio da construção civil foram homenageadas (veja a lista mais abaixo) na Câmara Legislativa na manhã desta quinta-feira (19).

n

A sessão solene foi proposta pelo deputado distrital Wellington Luiz (MDB), vice-presidente da casa legislativa. “Esta é uma homenagem justíssima a pessoas que merecem e a companheiros que fizeram essa história e que jamais podem ser esquecidos”, afirmou. “A história de Brasília foi feita com cada caminhão de areia trazido para cá e com cada tijolo colocado nesta terra pelos homenageados.”

A iniciativa teve o apoio da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), do Sindicato da Indústria da Construção Civil do DF (Sinduscon-DF), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF), da Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (Ademi-DF), da Associação Brasiliense de Construtores (Asbraco) e da Associação Comercial do Distrito Federal (ACDF).

O presidente da Fibra, Jamal Jorge Bittar, compôs a mesa e sintetizou a homenagem em uma palavra: justiça. “Sinto-me bastante satisfeito em ver tantas pessoas com retidão e que deram uma contribuição tão significativa a esta cidade sendo homenageadas aqui.”

Também estavam na mesa o presidente do Sinduscon-DF, Luiz Carlos Botelho; o diretor do Serviço Social do Comércio do Distrito Federal (Sesc-DF), José Roberto Sfair Macedo; o presidente da Asbraco, Luiz Afonso Delgado Assad; e o presidente da Ademi-DF, Paulo Roberto Morais Muniz – que também foi um dos homenageados e se emocionou ao lembrar a relação das histórias da família com a da capital federal.

Os representantes do setor produtivo destacaram a importância de celebrar o passado e a preocupação com o futuro de Brasília. O presidente do Sinduscon-DF afirmou que “a construção desta cidade foi em cima do pulso e do braço dos pioneiros e homenageio todos os nomes listados na solenidade por eu ter vivido esta história com eles e conhecido de perto cada um”.

Homenagem aos Construtores de Brasília

Ailton Pereira de Almeida (Agropecuária São Gabriel)

Antônio Venâncio da Silva – in memorian (Agropecuária São Gabriel)

Creso Villela (Construtora Villela e Carvalho)

Edmundo Fatuch Barcat (Pátio Brasil Shopping)

Eduardo de Oliveira Villela (Construtora Villela e Carvalho)

Ennius Marcus de Moraes Muniz (Conbral S.A.)

Joaquim Domingos Roriz (Roriz Materiais de Construção)

José Baracat (Pátio Brasil Shopping)

José Roriz Aguiar (Roriz Materiais de Construção)

Juarez Luíz Roriz (Mendes Areia e Cascalho)

Mário Lúcio de Souza Bastos (Cienge Engenharia)

Orlando Luíz Roriz (Mendes Areia e Cascalho)

Paulo Octávio Alves Pereira (Paulo Octávio Investimentos Imobiliários)

Paulo Roberto de Morais Muniz (Conbral S.A.)

Simão Sarkis Simão (Sarkis Empreendimentos)

Exposição

Na ocasião, também foi feita a abertura oficial da exposição Construtores de Brasília, do Sesc-DF. São 13 painéis no foyer do Plenário da Câmara Legislativa que retratam a história dos visionários, legisladores e edificadores da capital.

A mostra é aberta ao público e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, até o dia 12 de maio. A entrada é franca.