Biotic e Sebraelab celebram um ano de atividades

Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra
Texto:
Aline Roriz
Foto: Moacir Evangelista/Sistema Fibra

O Parque Tecnológico de Brasília – Biotic e o Sebraelab, laboratório de criatividade, de inovação e de geração de negócios do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Distrito Federal (Sebrae-DF), celebraram nesta terça-feira, 2 de julho, um ano de atividades. A programação foi das 9 às 18 horas.

O parque foi inaugurado em 21 de junho do ano passado e o laboratório do Sebrae-DF funciona no edifício-sede desde o primeiro dia. Nesse período, o Sebraelab recebeu 370 eventos, que mobilizaram mais de 10,5 mil pessoas em atividades de criação e inovação, como hackathons, pitchs, shareideas e mentorias. O espaço também é utilizado por estudantes e empreendedores, que puderam amadurecer seus modelos de negócios e trocar informações e experiências.

Durante o dia, foi feita a exposição e a demonstração de um carro elétrico e da moto Origem X, a primeira 100% elétrica do País. Também houve duas etapas do Desafio Sebrae Like a Boss 1UP 2019, que reuniu 20 startups que apresentaram seus projetos a uma banca formada por investidores. Foram selecionadas duas startups para a final, a ser realizada em agosto, no Startup Summit, evento em Santa Catarina que reunirá o ecossistema de inovação brasileiro. A programação ainda contou com debates sobre internet das coisas, big data, cloud computing e segurança cibernética.

À tarde, houve uma cerimônia para celebrar a data. O superintendente do Sebrae no DF, Valdir Oliveira, destacou o trabalho que a instituição vem fazendo visando a um novo modelo econômico na cidade. “A inovação deve fazer parte desse modelo de matriz econômica que Brasília precisa criar. Este é o único laboratório do Sistema Sebrae dentro de um parque tecnológico e os quase 400 eventos em um ano neste espaço são sinal de que o nosso ecossistema o abraçou”, destacou.

O governador em exercício do Distrito Federal, Paco Britto, reforçou a importância de lugares como esse. “O maior desafio destes tempos é preparar para o futuro. O Sebraelab completa seu primeiro aniversário estimulando a criatividade e a inovação, além da geração de empregos”, disse.

Integrante do comitê gestor do Biotic, a Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) foi representada pelo diretor de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Graciomário de Queiroz. “A semente está lançada. Nós já temos empresas apresentando seus projetos, algumas em fase de idealização e outras em fase de captação de recursos. Isso mostra que é possível, sim, ter Brasília como uma cidade produtiva e nós precisamos trabalhar para que a cidade seja sustentável e gere emprego de maneira progressiva. Nós vamos consolidar isso a cada ano e colher esses frutos no futuro.”

O Biotic reúne empresas ligadas à tecnologia da informação e da comunicação, em um edifício-sede de aproximadamente 10 mil metros quadrados divididos em dois blocos. O prédio abriga ainda outras instituições como a Biotic S.A., o Sebrae-DF, com o Sebraelab, a Fundação de Apoio à Pesquisa do DF (FAP-DF), e o Instituto Federal de Brasília (IFB).