BIM: importância do uso de drones no mapeamento de projetos

TAMANHO DA FONTE: A+ A A-


Mariana Alves

Assessoria de Comunicação Social do Sinduscon-DF

O BIM tem sido cada vez mais utilizado no universo da Engenharia Civil e da Arquitetura. A ferramenta está trazendo benefícios para o setor, principalmente devido à precisão obtida no planejamento para a execução de projetos.

A sigla BIM – Building Information Modeling ou Modelagem da Informação da Construção – se traduz na modelagem utilizando informações específicas detalhadas, que são compiladas e utilizadas por meio de  softwares, abrangendo todas as etapas, desde o projeto, execução da obra, até um plano de manutenção pós-obra.

Com o objetivo de difundir e maturar o uso do BIM na cidade, o Grupo de Trabalho do BIM Colaborativo está desenvolvendo um projeto para a Praça do BRT (Floricultura), por meio do Adote uma Praça, do GDF. 

O GT já apresentou o croqui, esboço arquitetônico, da Praça do BRT para a Administração Regional do Park Way e a Secretaria de Projetos Especiais do DF , que ficaram entusiasmadas com o projeto, e se colocaram à disposição para contribuir com o que for possível para a realização da obra.

O presidente do Sinduscon-DF, Dionyzio Klavdianos, acredita que a execução da praça em BIM por meio de um grupo colaborativo, acontece num momento positivo para a indústria da construção civil. “Existe a percepção de que há um grande potencial de colaboração do grupo para todo o setor no que tange a disseminação do BIM”, reforçou.

O projeto da Praça do BRT está previsto para ser entregue em abril deste ano.

Por que usar o drone no processo?

Para a obtenção da topografia atualizada da área, o drone sobrevoou o local e por meio de fotos gerou uma nuvem de pontos com imagens de alta resolução. Trabalhar com nuvens de pontos facilita a utilização da metodologia BIM.

A gerente técnica do Sinduscon-DF, Gezeli Bandeira de Mello, explica a importância do uso do drone no projeto. “Com o voo, nós obtemos a topografia do terreno atualizada e com grande precisão para darmos seguimento ao projeto de arquitetura, drenagem, urbanismo”, explicou.

O GT está incorporando estes dados para desenvolver um BEP ou BIM Mandate, um software que contém dados sobre o plano de execução BIM. A tecnologia incorpora informações de modelagem, detalhamento e divisão do processo de trabalho, mostrando o dimensionamento e as soluções que o projeto da Praça do BRT tem que entregar.

Leave a Comment

Abrir bate-papo
Precisa de ajuda?
Olá, 👋
em que podemos te ajudar?