BIM é tema de palestra no Sinduscon-DF

Maria Clara Andrade

A FAPDF (Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal) realizou, no dia 29 de agosto, mais uma edição do Estação Cerrado. O tema, desta vez, foi o uso do BIM (Building Information Modeling) ou, em português, Modelagem da Informação da Construção.

O presidente do Sinduscon-DF, Dionyzio Klavdianos, não pôde estar presente, mas fez questão de enviar um vídeo onde falou da importância do BIM, tanto para o sindicato quanto para o setor. “O BIM tem rendido resultados crescentes”, declarou, destacando sobre o projeto BIM Colaborativo, uma parceria entre CBIC, Senai Nacional, Sinduscon-DF e Sebrae-DF, que busca viabilizar a introdução do BIM no cotidiano do setor imobiliário.

Em seguida, o secretário de Ciência e Tecnologia do DF, Gilvan Máximo, destacou que a construção civil é um dos setores que mais gera empregos no Brasil. Segundo ele, é importante investir em opções tecnológicas que possam contribuir com o avanço do segmento. “O nosso objetivo é que Brasília se torne a primeira cidade totalmente inteligente do Brasil e da América Latina”, afirmou o secretário.

O diretor-presidente da FAPDF, Alexandre dos Santos, destacou que “investir em tecnologia e inovação associada à construção civil é uma forma para enfrentar os desafios”. Nesta mesma linha, o secretário de Obras, Izidio Santos, reforçou que o investimento em inovação não é só o um caminho, mas o único. “Contamos com a FAPDF para podermos implantar o BIM de verdade e trazermos bons frutos”, ressaltou.

Com a palavra, o palestrante e coordenador do escritório de gestão estratégica do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Anderson Alvarenga, tratou sobre o processo BIM no serviço público, apresentando algumas obras do órgão com o uso da metodologia. Para ele, a ferramenta foi essencial. “Conseguimos conversar com a área técnica de maneira mais rápida”, exemplificou.

Já na iniciativa privada, o engenheiro civil da Verko Engenharia, Ricardo Gois, destacou que não se deve pensar em BIM de maneira isolada. “O BIM é parte importante para melhoria de toda a cadeia produtiva”, ressaltou. Vale destacar que a empresa representada por Ricardo participou do projeto BIM Colaborativo.

Por fim, Wilton Catelani, consultor estratégico em BIM, tratou sobre as potencialidades do BIM na construção civil, mostrando, na prática, a utilização de um software. “A implantação do BIM pode aumentar produtividade, viabilizar automação de processos, reduzir custos e desperdícios e aprimorar o gerenciamento de informações sobre ativos construídos ao longo do ciclo de vida de uma edificação”, explicou.

Segundo ele, o modelo BIM é a base de dados que incorpora, mostra e calcula informações gráficas e não gráficas. Para Catelani, autor da coletânea BIM, publicada pela CBIC, a implantação da modelagem da construção é uma urgência.

A palestra contou com a participação de estudantes de engenharia de Brasília e profissionais da área.  A nova tecnologia será obrigatória em projetos de construções públicas a partir de 2021 e, com ela, será possível monitorar um projeto arquitetônico desde o modelo inicial, orçamento, desenvolvimento da construção e sua conclusão.

O evento contou com a co-realização do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-DF), do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do Distrito Federal (Codese-DF), da Secretaria de Obras do DF, do Governo do Distrito Federal (GDF), da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF (SECTI) e da Câmara Brasileira de Indústria da Construção (CBIC).