Associada divulga aplicativo de padrões de desempenho

Lucas Junqueira

A associada Síntese Acústica Arquitetônica divulgou a versão de testes do Aplicativo de Padrões de Desempenho, na tarde da última quarta-feira (22), durante evento ‘Análise e perspectivas de desempenho acústico de edificações pela NBR 15.575’.

De acordo com a empresa, o aplicativo disponibilizará análise de resultados acústicos calculados e medidos em empreendimentos. Os usuários terão acesso a resumo e comparação de resultados sobre desempenho acústico no mercado do Distrito Federal e Goiânia, regiões onde a Síntese atua, com confidencialidade e imparcialidade. Também será possível compartilhar informações sobre custo médio da obra.

Segundo Fabiana Curado, diretora de projetos da Síntese Acústica Arquitetônica, o aplicativo dará mais segurança para os clientes no momento da escolha dos projetos. ‘Haverá a possibilidade de saber se vale a pena ou não investir naquele potencial’, ressaltou.

O presidente do Sinduscon-DF, Dionyzio Klavdianos, acredita que o aplicativo representará um avanço na avaliação de desempenho acústico de sistemas. Segundo ele, a possibilidade foi aberta devido ao debate em torno de parâmetros de desempenho provocados pelo advento da ABNT-NBR/15.575. ‘Além disso, dará condições para que o empresário encontre opções de materiais que se adequem ao seu empreendimento’, completou.

Em sua fase inicial, o app estará disponível apenas para 68 clientes escolhidos pela empresa. Atualmente, existem mais de 650 dados técnicos cadastrados, com informações de 2013 a 2019. Ainda não há previsão para lançamento da versão final.

O Sinduscon-DF será um dos participantes da versão de testes do Aplicativo de Padrões de Desempenho. Futuramente, mais informações serão divulgadas.

Confira o evento na íntegra: https://bit.ly/2EwJxBp