Juliano Costa Couto
Presidente da OAB-DF
O Brasil está passando por estrangulamentos em sua economia há alguns anos. O Distrito Federal não poderia estar em melhor situação; vivemos tempos de ansiedade e atribulação, pois a crise econômica por aqui se abateu forte, o que representou fechamento de empresas e desemprego, deixando um triste rastro de inadimplência em todo o setor produtivo. A crise é resultado de graves equívocos na política econômica, com o agravante de uma corrupção endêmica. A luta contra a corrupção é indispensável e vale o esforço. Mas a retomada da economia, é lenta. Mas não podemos fechar os olhos e esperar sem lutar. Nós, instituições da sociedade civil organizada, temos o dever de nos movimentar, pensar e apresentar soluções que alavanquem nossa economia, sem demora.
Ciosos dessa obrigação e com vistas ao bem-estar social, a OAB-DF está orgulhosa de se juntar às diversas instituições que partilham do mesmo desejo de planejar e buscar estratégias para dar novos destinos ao planejamento sustentável de Brasília. A criação do Conselho Desenvolvimento Estratégico, Social e Econômico do Distrito Federal (Codese-DF) é um marco e certeiro pontapé nesse sentido. O conselho se propõe a ser um agente de auxílio e elaboração de projetos para o desenvolvimento de políticas públicas que levem Brasília a conseguir um rápido e sustentável avanço econômico, a médio e longo prazo, com a participação de toda a sociedade.
O Distrito Federal precisa achar e desenvolver sua veia empreendedora, com valorização da iniciativa privada, geradora de empregos. Participando ativamente deste projeto, os associados da OAB-DF se unem a tantos e talentosos brasilienses para dar suporte, de maneira voluntária, a consecução de projetos que serão ofertados aos governos do DF, sempre tendo como visão de futuro, a melhoria da qualidade de vida da sua população.
Muitas das promessas dos governantes sofrem hoje com os ventos errantes da política e não se transformam em realidade, comprometendo o desempenho da iniciativa privada e, consequentemente, surrupiando o emprego do povo. Com a experiência do Codese poderemos resgatar, junto com a comunidade obreira e esperançosa, os compromissos de uma sociedade mais feliz, harmônica e produtiva, gerando uma cidade capaz de oferecer novos espaços para a felicidade de sua população.