Agência CBIC
Para fortalecer e estimular o desenvolvimento de ações sociais no setor de construção e mercado imobiliário, a Câmara Brasileira da Industria da Construção (CBIC) e o Serviço Social da Indústria (Sesi) realizam desde 2005 o Prêmio CBIC de Responsabilidade Social. A entrega do Troféu Paulo Safady Simão – Edição de 2019 foi realizada nessa quarta-feira (10/12), em Brasília, com a presença de mais de 400 representantes do setor da construção de todo o Brasil. Os grandes vencedores foram:
• Na categoria Empresa, a RioMix Argamassa, com o projeto ‘Emboço Social’, que beneficiou famílias pobres com o revestimento de suas casas com cimento, no Rio de Janeiro. O troféu foi entregue ao representante Rafael Musiello;
• Na categoria Seconci (Serviço Social da Indústria), o Serviço Social do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná (Seconci Paraná), que realizou o projeto Sorrisos que Constroem o Brasil, representado por Samantha Baratto;
• Na categoria Reconhecimento Social, o Serviço Social da Indústria da Construção Civil da Grande Florianópolis (Seconci Florianópolis), representado por Marco Aurélio Alberton. A entidade foi reconhecida pelo papel relevante desenvolvido ao longo do ano.
Para o presidente da CBIC, José Carlos Martins, ao reconhecer as iniciativas de responsabilidade social existentes, o Prêmio incentiva as melhores práticas. “O resultado é um Brasil com empresas e entidades cada vez mais participativas, com ações que ultrapassam os limites dos canteiros de obra, em áreas indispensáveis para o desenvolvimento, como educação, saúde e sustentabilidade ambiental”, destacou.
Martins e a vice-presidente de Responsabilidade Social da CBIC, Ana Cláudia Gomes, agradeceram a união do setor ao longo de 2019 nas diversas áreas de atuação da Indústria da Construção, em especial nas atividades de maior impacto social. Ambos reforçaram a homenagem in memoriam ao ex-presidente da CBIC Paulo Safady Simão – idealizador do Prêmio, que após sua morte teve seu nome emprestado ao troféu -, e agradeceram ao grupo de jurados pela avaliação profissional e criteriosa dos projetos concorrentes.
O presidente e a vice-presidente também agradeceram a presença, na solenidade, dos 30 selecionados para o programa ‘CBIC Jovem – O Desafio’, que estão na capital federal participando do primeiro encontro presencial da iniciativa – que (assim como o projeto Prêmio CBIC de Responsabilidade Social), tem interface com o projeto Desenvolvimento de Lideranças. Os dois projetos são desenvolvidos pela Comissão de Responsabilidade Social (CRS) da CBIC com a correalização do Sesi Nacional.
Antes, José Carlos Martins abriu o evento com o lançamento da 92º Encontro Nacional da Indústria da Construção, que será realizado de 13 a 15 de maio de 2020, em Brasília. Ele convidou todos os presentes a participarem e estenderem a estenderem o convite aos profissionais ligados à cadeia da construção em todo o país. A apresentação do ENIC contou com a participação dos presidentes de entidades do Distrito Federal que apoiam a realização do encontro: o Sindicato da Indústria da Construção (Sinduscon-DF), Dionyzio Klavdianos, da Associação do Mercado Imobiliário (Ademi-DF), Eduardo Aroeira, e da Associação Brasiliense de Construtores (Abraço), Luiz Afonso Assad.
Foram convidados para participar da entrega dos troféus o ex-secretário Nacional de Habitação, Celso Matsuda, o diretor de Educação e Tecnologia da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Rafael Lucchesi, e o presidente Seconci Brasil, Antônio Carlos Salgueiro. A solenidade foi prestigiada por mais de 400 pessoas, entre empresários, executivos e dirigentes de entidades da Indústria da Construção de todo o Brasil, assim como parlamentares e representantes do setor produtivo em geral.