Abril Verde e a prevenção de acidentes na construção civil do DF

Assessoria de Comunicação Social do Seconci-DF

Por Sidney Rocha

A prevenção nos canteiros de obras sempre foi pauta na construção civil. Seja pelas empresas, entidades ou sindicatos representativos. Esta preocupação é reforçada pelo Abril Verde que, por meio de campanhas e ações em todo o país busca a conscientização de todos os atores envolvidos no setor produtivo para a discussão sobre o tema. A ação faz sentido uma vez que o Brasil é o quarto no ranking mundial de acidentes fatais de trabalho. No Brasil, são quase 4 mil mortes por ano em decorrência de acidentes de trabalho. Mas, mais do que mostrar os números dos acidentes, precisamos ressaltar as ações que há décadas estão mudando para melhor os ambientes de trabalho e a segurança dos trabalhadores.

O Seconci-DF, entidade mantida pelas empresas da construção civil do DF e que atua na Capital há 30 anos, oferece diversos serviços aos empresários e trabalhadores do setor a fim de orientar e promover a cultura prevencionista nos canteiros de obras.

Confira abaixo, os números e o alcance dos serviços prestados pela entidade somente na última década.

1) Treinamento admissional: Previsto na Norma Regulamentadora 18 – Condições e Meio Ambiente na Indústria da Construção, o Seconci-DF realiza este treinamento com carga horária de 4 (quatro horas). As empresas precisam complementá-lo com mais 2 (duas) horas, quando devem ser informadas as especificidades do ambiente onde serão desempenhadas as funções dos trabalhadores. Nos últimos 10 anos, o Seconci-DF treinou cerca de 86 mil trabalhadores.

2) Palestras Orientativas: A Gerência de Segurança do trabalho do Seconci-DF realiza palestras nos canteiros de obras. São diversos temas que falam sobre o uso dos Equipamentos de Proteção, Trabalho em Altura, Higiene no Ambiente de Trabalho, entre outros. Nos últimos 10 anos, mais de 100 mil trabalhadores foram beneficiados por este serviço.

3) Treinamento para membros da CIPA: A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, estabelecida na NR 5, tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador. Nos últimos 10 anos, foram treinados cerca de 3 mil trabalhadores.

4) PCMAT – Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção: Estabelecido pela Norma Regulamentadora 18 (NR-18), o PCMAT é um plano que estabelece condições e diretrizes de Segurança do Trabalho para obras e atividades relativas à construção civil, visando à prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Nos últimos 10 anos, o Seconci-DF elaborou em torno de 975 PCMATs.

5) PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais: Estabelecido pela Norma Regulamentadora (NR-9), o PPRA tem como objetivo preservar a integridade dos trabalhadores frente aos riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, por meio de uma metodologia de ação que elimina, neutraliza ou minimiza as agressões desses riscos. Nos últimos 10 anos, o Seconci-DF elaborou em torno de 1.250 PPRAs.

6) Trabalho em Altura: O Seconci-DF, desde 2017, realiza treinamento para os trabalhadores que irão realizar atividades em altura acima de 2,00 m (dois metros) do nível inferior, onde haja risco de queda, de acordo com a NR 35. Desde a implementação deste serviço, 136 trabalhadores foram capacitados para a função.