ABNT abre consulta nacional para projeto de revisão de norma – Cbic

Assessoria de Comunicação da Cbic

Consta em consulta pública nacional até o dia 3 de novembro o projeto de revisão da NBR 13133 – Execução de levantamento topográfico – Procedimento. Elaborado pela Comissão de Estudo de Serviços Topográficos (CE-002:133.017) do Comitê Brasileiro da Construção Civil (CB-02) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o texto é o primeiro de uma série de normas de topografia a serem revisadas. A revisão, que cancela e substitui a edição anterior (ABNT NBR 13133:1994), visa atualizar os procedimentos de execução dos levantamentos topográficos contemplando as novas tecnologias disponíveis. A norma estabelece, além dos procedimentos a serem aplicados na execução de levantamentos topográficos, os requisitos que compatibilizam medidas angulares, lineares, desníveis e respectivas tolerâncias em função dos erros. O texto ainda define, entre outros, métodos, técnicas e instrumentos para a obtenção de resultados compatíveis com a destinação do levantamento, assegurando que a propagação de erros não exceda os limites de segurança. Clique aqui para enviar sugestões.