Abertura da Olimpíada do Conhecimento 2016 mostra poder da indústria 4.0

Assessoria de Imprensa do Senai-DF

Nesta quarta-feira (9/11), a quadra do Ginásio Nilson Nelson trocou as bolas por um palco de alta tecnologia; e os competidores, dessa vez, são atletas da educação. O local recebeu a cerimônia de abertura da Olimpíada do Conhecimento 2016 – a maior competição de educação profissional das Américas. O evento contou com a presença de 6 mil pessoas entre competidores, empresários, autoridades, alunos de escolas do DF e imprensa. Pela segunda vez na história da competição,o Senai-DF é anfitrião do torneio que reúne os melhores profissionais da indústria do país.

Todo o público assistiu à entrada das delegações dos 26 estados brasileiros mais a do Distrito Federal, com um total de 1,2 mil competidores participantes do torneio. Eles são estudantes de cursos técnicos e de formação profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e dos Institutos Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (IF); além dos alunos dos Ensinos Fundamental e Médio do Serviço Social da Indústria (Sesi).

A cerimônia de abertura contou com performances artísticas, show de luzes e imagens 3D, que apresentaram as sete grandes áreas tecnológicas da competição: Construção e Edificação, Tecnologias de Manufaturas, Tecnologias da Informação e Comunicação, Transporte e Logística, Moda e Criatividade, Engenharias Agrícolas e Pecuária e Serviço. Além disso, teve ainda os juramentos de competidores e avaliadores, para garantir que o torneio fosse realizado da forma mais correta possível. O integrante do grupo do desafio da Casa Popular do DF, Wanderson Teixeira, foi responsável por realizar o juramento dos competidores. O jovem subiu no palco muito emocionado e, com a mão na bandeira da Olimpíada, jurou em nome de todos os colegas.

O evento teve como mestre de cerimônia o apresentador Marcelo Tas e a participação do jornalista Iberê Thenório. Na oportunidade, o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, discursou e reafirmou o incentivo do GDF em relação ao ensino técnico. Os presidentes da Confederação Nacional das Indústrias, Robson Braga de Andrade, e da Federação das Indústrias do Distrito Federal, Jamal Jorge Bittar, o diretor de educação e tecnologia do Senai, Rafael Luchesi, e o diretor regional do Senai-DF, Albano Esteves de Abreu estiveram presentes ao evento.

“Essa abertura foi muito marcante, porque ela abre um meio de comunicação com o jovem para que ele procure a qualificação técnica, que tem sido um dos caminhos para a empregabilidade. Eu acho que a indústria brasileira está em um momento de recuperação e o Senai está na vanguarda, levando para todos os alunos do Distrito Federal e do Brasil oportunidades de se inserirem, se qualificarem”, afirmou o diretor regional do Senai-DF, Albano Esteves. Ainda de acordo com o diretor, a meta da instituição é fazer com que o aluno se apaixone pelas habilidades técnicas e profissionais, levando esse legado a toda a comunidade industrial, como vem fazendo o Senai durante esses 70 anos de história.

O Senai-DF está representado nos desafios de Construção e Tecnologia (Casa Popular) e Transporte e Logística (Tunning); além do desafio de serviços com demonstração na área de Alimentos; Educação do Futuro, Festival Sesi de Robótica e desafio para pessoas com deficiência.

A Olimpíada

Em 2016, é realizada a nona edição da Olimpíada do Conhecimento. O evento retorna à Capital Federal depois da estreia há 15 anos. De 10 a 13 de novembro, os estudantes vão solucionar desafios em grupos e individuais, além de apresentar projetos nas áreas de serviços, de robótica e nas alas Inova Senai e Educação do Futuro. A entrada no evento é gratuita e pode ser feita das 9h às 17h, durante os quatro dias de evento, realizado na área externa do Ginásio Nilson Nelson.