Sinduscon-DF auxilia na solução de entraves de associadas

Lucas Junqueira

Em função da pandemia do novo coronavírus, empresas públicas do Distrito Federal reduziram ou suspenderam os atendimentos e serviços presenciais para garantir a saúde e segurança de seus funcionários. Assim, demandas passaram a ser realizadas via internet, o que gerou pendências nos atendimentos.

Após ser reportado por algumas associadas sobre atrasos junto as concessionárias, o Sinduscon-DF iniciou trabalho de verificação de demandas junto as demais. Doze empresas reportaram entraves. A entidade entrou em contato com representantes destes órgãos para articular resoluções.

Ana Paula Batista, engenheira responsável pela SPE09 da Construtora Brasal, associada ao Sinduscon-DF, contou que a obra possuía demandas pendentes. Em março, foi solicitada a instalação de transformador para a ligação de energia, mas a Companhia Elétrica de Brasília (CEB) informou a falta da licitação para este semestre.

Após atuação do sindicato, a demanda foi solucionada e, agora, a CEB aguarda a etapa da obra para realizar a instalação do equipamento. Ana Paula ressaltou que a ajuda do sindicato foi fundamental para que concessionárias percebam que o interesse não é apenas da construtora, mas da construção civil.

A gerente de recursos humanos da associada Apex Engenharia, Deusilene Bidô, comentou que a construtora estava com dificuldades para conseguir a emissão de Certidão Negativa junto à Receita Federal, por não haver vagas para atendimento online. Segundo ela, após intermédio da entidade, o problema foi solucionado e a emissão ocorreu três dias após a atuação.

Deusilene acredita que o trabalho do Sinduscon-DF junto aos órgãos e concessionárias é importante para a solução de problemas, já que considera o acesso a estes muito dificultoso. “A parceria do sindicato com eles facilita a nossa vida. No momento que mais precisamos, ela foi muito válida e sempre com rapidez”.

O presidente do Sinduscon-DF, Dionyzio Klavdianos, ressalta que o suporte oferecido às associadas demonstra a importância de se ter uma entidade representativa para empresas do setor da construção civil do Distrito Federal. Segundo Klavdianos, isso contribui para a institucionalização e reforço de demandas junto ao governo.

‘’É uma ação simplória que auxilia o associado. Se a entidade intervém, acaba assumindo um papel importante de moderador e, tanto empresa quanto governo se atentam mais no que pedem e oferecem”. Klavdianos destacou também a parceria com a Ademi-DF na pessoa de seu presidente Eduardo Aroeira. “Juntos somos fortes‘, destacou.