Construção civil do DF atuante na prevenção ao coronavírus

Assessoria de Comunicação Social Sinduscon-DF e Seconci-DF

As empresas do setor da construção civil do DF estão atentas a nova realidade imposta pela chegada do Coronavírus à capital. Para tanto, o Serviço Social da Indústria da Construção (Seconci-DF) e o Sindicato da Indústria da Construção (Sinduscon-DF) estão atuando fortemente na realização de ações a fim de colaborar com os empresários e, mais do que isso, com a saúde e segurança nos ambientes de trabalho.

Esta semana, o Seconci-DF começou uma série de visitas às empresas com uma equipe formada por um médico do trabalho, um técnico de enfermagem e um técnico de segurança do trabalho para orientar, averiguar as condições atuais de trabalho e as práticas adotadas pelas empresas na prevenção da COVID-19.

“Montamos um check-list e durante a visita verificamos como a empresa está atuando e orientando os trabalhadores sobre a prevenção. Além disso, o técnico de segurança faz uma vistoria na obra e orienta sobre ações e ajustes que podem ser feitos para melhorar a higiene e as condições nos locais de trabalho”, explica Daniel Honda, gerente médico do Seconci-DF.

Desde que foi lançado o projeto das visitas aos canteiros, na última semana, mais de 15 empresas já solicitaram a presença da equipe. Dando início ao trabalho, a equipe esteve em um canteiro no Noroeste, onde encontrou as condições bem ajustadas e com cuidados que estão mudando o dia a dia de trabalho; e para melhor. “A preocupação sempre existiu. Agora, mais ainda. Instalamos lavatórios nas entradas dos canteiros, disponibilizamos álcool gel, higienização redobrada dos Equipamentos de Proteção (EPIs)”, conta o gerente de obras da Construtora Faenge, Alysson Cabral.

Em Santa Maria, no canteiro da Direcional Engenharia, o cuidado é visível desde a portaria. A empresa também instalou lavatórios na entrada, disponibiliza álcool, criou um kit de higiene para os funcionários (com 2 dois rolos de papel higiênico, 2 sabonetes e 1 detergente). Tudo isso a fim de conscientizar e melhorar a higiene no trabalho, no trajeto e também em casa. “Esse kit, nós entregamos a eles duas vezes por semana. A intenção é contribuir para que eles possam reforçar a higiene não só na empresa, mas também em casa”, ressalta o técnico de segurança José Antonio.

As visitas com os profissionais do Seconci-DF estão acontecendo diariamente pela manhã e podem ser solicitadas pelo telefone (61) 98565-0509.

Para saber mais sobre as ações do Seconci-DF e do Sinduscon-DF, entre em contato para agendamento de entrevistas:

SIDNEY ROCHA
Assessor de Comunicação do Seconci-DF