Nível de atividade e de emprego do setor são os melhores desde 2012

Agência CBIC

Os índices de desempenho da indústria da construção pouco se alteraram na passagem de janeiro para fevereiro de 2020. Com isso, os índices de evolução mantiveram-se abaixo de 50 pontos, mostrando queda do nível e atividade e do número de empregados. É o que indica a Sondagem Indústria da Construção divulgada nesta segunda-feira (23) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), com apoio da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

No entanto, de acordo com a pesquisa, o período ainda carrega resquícios da sazonalidade desfavorável do início do ano agravados pelo feriado do carnaval.

Embora não tenham mostrado mudanças significativas, os índices se mantiveram em patamar elevado para o período, o mais elevado dos últimos oito anos. Isso sugere que o processo de recuperação do setor se manteve em fevereiro. Os índices de tendência futura, como os de expectativas, intenção de investimento e confiança (ICEI-Construção), registraram quedas leves, mas continuam mostrando otimismo por parte dos empresários em relação aos próximos meses.

“Apesar do nível de atividade e de emprego demonstrarem recuo em fevereiro, pois estão abaixo de 50 pontos, eles são os melhores para o período desde 2012, demonstrando que a construção nos primeiros dois meses do ano manteve o seu processo de recuperação iniciado no ano passado, o que é especialmente importante para a economia”, menciona a economista do Banco de Dados da CBIC, Ieda Vasconcelos.

“Vale lembrar a força do setor como motor de desenvolvimento nacional, pois é responsável pela ocupação de quase sete milhões de pessoas, entre trabalhadores com carteira assinada, empregadores, trabalhadores por conta própria, etc.”, completa.

Veja a íntegra da Sondagem da Indústria da Construção.