BRB lança programa de microcrédito

Dionyzio Klavdianos
Presidente do Sinduscon-DF

O BRB lançou hoje (22), o programa Acreditar de Microcrédito Produtivo Orientado (MPO), que tem como objetivo apoiar o microempreendedor, reduzir barreiras no acesso ao crédito e alavancar o desenvolvimento no Distrito Federal.

O evento contou com a presença do presidente do banco, Paulo Henrique Costa, do governador de Brasília, Ibaneis Rocha, do presidente em exercício da Câmara Legislativa, Rodrigo Delmasso e uma quantidade expressiva de secretários de governo, presidentes de agências e concessionárias, representantes do setor produtivo, incluindo o Sinduscon-DF, representado por mim.

Paulo Henrique Costa demonstrou por meio de planilha comparativa, que a nova modalidade de fomento tem a menor taxa de contratação do mercado. Os outros diferenciais são a contração desburocratizada, liberação em até 7 dias, com meta de redução para 5 dias e através de app disponível na Apple Store e no Google Play.

O banco vai disponibilizar até R$ 15 milhões para o programa, que pretende beneficiar cerca de 10 mil famílias. Satisfeitos os quesitos de contratação, o cliente pessoa física ou jurídica, terá acesso a taxas a partir de 1,85% a.m, prazo de 24 meses para pagamento e crédito ofertado de R$ 300 a R$ 15 mil reais.

O projeto vai contar com parceria das secretarias da Mulher, da Agricultura, de Juventude, de Trabalho e Emater, por meio dos programas Empreende + Mulher, Jovem Empreendedor, Produtor Rural, Pequenos Reparos e Feira Legal, cujos participantes podem ter até 20% de desconto sobre as taxas aplicadas.

“Como banco público, temos o compromisso de transformar a vida das pessoas, de ser protagonista do desenvolvimento econômico, social e humano no Distrito Federal. O Acreditar é mais um importante passo para poder fazer a diferença na vida dos brasilienses”, afirma o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa.

Em minha opinião, o estímulo aos profissionais do projeto Pequenos Reparos, notadamente empreiteiros da construção é bastante significativo. De posse de capital, podem investir em ferramentas de melhor padrão e até capacitação técnica. Não é porque se trata de pequenos reparos que não devem ser realizados com qualidade e, para que isto ocorra, precisam investir.