Indústria do DF teve leve recuperação em outubro

Texto: Samira Pádua
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

A indústria do Distrito Federal registrou pequena melhora na evolução da produção e no nível de emprego na passagem de setembro para outubro, de acordo com a Sondagem Industrial do DF. Ambos os indicadores se aproximaram mais da linha dos 50 pontos, que separa a queda do aumento, no entanto ficaram abaixo do registrado no mesmo período de 2018.

No décimo mês de 2019, o indicador de produção alcançou 49,7 pontos — 1,5 a mais do que em setembro, porém 7 pontos abaixo do registrado no mesmo mês do ano passado. O nível de emprego ficou em 49,3 pontos. O valor também está abaixo do apurado em outubro de 2018 (50,8), mas, ao se aproximar da linha dos 50, é o maior deste ano. A utilização da capacidade instalada passou de 68% em setembro para 63% em outubro.

Na pesquisa, industriais brasilienses também responderam sobre o que esperam para o período que vai até abril de 2020. A expectativa de emprego teve aumento pelo segundo mês consecutivo e registrou 54,6 pontos. As expectativas por demanda, no entanto, caíram 2,9 pontos: passaram de 64,8 em outubro para 61,9 em novembro. A intenção de investimentos marcou 36,8 pontos — 2,3 pontos a menos do que em outubro, quando marcou 39,1. No mesmo período do ano passado, esse índice era de 54,5 pontos.

Construção civil

No segmento industrial mais significativo do DF, o nível de atividade ficou em 51,2 pontos. Em relação a outubro do ano passado, o aumento foi de 5 pontos.

O indicador que mostra a evolução do nível de emprego, em queda desde maio, voltou a crescer e ficou em 51,5 pontos. A utilização da capacidade de operação também registrou aumento e marcou 57% em outubro — 8 pontos percentuais a mais do que no mês anterior e o maior resultado para este ano. Obras do governo local e anúncios de mudanças nas regras de financiamento habitacional, que têm estimulado a demanda por aquisição de moradia, favoreceram os resultados.

Para os seis meses seguintes, a expectativa dos empresários do setor para a contratação de empregados ficou em 61,9 pontos e o índice de intenção de investimentos aumentou pelo segundo mês consecutivo, ao marcar 33,6 pontos. As expectativas quanto ao nível de atividade, porém, recuaram de 60,9 para 60,2 pontos. Ainda assim, seguem acima da linha que separa o aumento da queda.

A Sondagem Industrial do DF e a Sondagem da Indústria da Construção do DF são realizadas mensalmente pela Federação das Indústrias do DF (Fibra), em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi do DF (IEL-DF) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Os últimos dados foram coletados em novembro.