Sinduscon-DF prestigia cerimônia de entrega do Selo Empresa Amiga

Mirelle Corrêa

Vice-presidente do Sinduscon-DF

Nesta manhã, estive presente na entrega do selo “Empresa Amiga da Primeira Infância”, que aconteceu no Plenário da Câmara Legislativa, representando o Sinduscon-DF. O selo, uma iniciativa da deputada distrital Júlia Lucy (Novo), tem o intuito de estimular empresas do DF a se envolverem com o desenvolvimento seguro de crianças de 0 a 6 anos.

É a primeira vez que a casa realiza a homenagem, após o projeto ter sido aprovado em plenário. A inciativa concederá uma premiação anual para instituições públicas ou privadas que atenderem a uma série de critérios beneficentes a pais com filhos de até seis anos.

Segundo dados apresentados, 30% das mulheres deixam o mercado de trabalho para cuidar dos filhos; 48% apontam que já tiveram problemas no trabalho por ter que se ausentar porque o filho passou mal; 52% das mães que trabalham afirmam ter passado por situações de constrangimento durante a gravidez ou no retorno da licença-maternidade.

Qualquer empresa, seja ela pequena, média ou grande deve ser um agente de sensibilização da primeira infância. É preciso oferecer condições para que a mulher possa trabalhar e ser mãe e, para isso, as empresas precisam dar essa oportunidade, seja por meio de berçário, creche ou brinquedoteca; flexibilização de horário ou iniciativas como teletrabalho.

Empresas como a Natura, Google, Avon, Netflix e a ganhadora do selo desse ano, Codevasp, já possuem esses benefícios. O serviço público em Brasília também garante estas condições. A ideia é expandir, também, para as empresas particulares.

O selo da primeira infância atrai talentos, melhora a imagem da empresa e do ambiente de trabalho, gerando maior produtividade e redução do absentismo, entre outras medidas favoráveis.

A cerimônia contou com uma palestra de Camila Antunes, co-fundadora da consultoria Filhos no Currículo, cujo objetivo foi apresentar um panorama geral do mercado de trabalho para a mulher com filhos e propor uma série de medidas que auxiliem as empresas a atrair, reter e impulsionar estes profissionais.