Sinduscon-DF e Asbraco promovem debate sobre obras com GDF

Maria Clara Andrade

O Sinduscon-DF e a Associação Brasiliense de Construtores (Asbraco) promoveram, ontem (24), o evento “Perspectivas de Obras para o final de 2019 e o ano de 2020 no Distrito Federal”, na sede da Asbraco. O encontro reuniu 90 empresários do setor produtivo do Distrito Federal, com o objetivo de discutir obras e projetos em andamento, obras prontas, bem como a projeção para novas.

“As obras de edificações em andamento e as já planejadas são limitadas, porém, a perspectiva para obras viárias do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) apresentam boas expectativas, caso haja viabilização financeira”, ressalta o vice-presidente do Sinduscon-DF, Pedro Henrique Ferreira, que compôs a mesa de debates.

Para ele, o anúncio da criação do Escritório de Projetos no governo, os quais farão a gestão da contratação para elaboração de projetos, foi um dos destaques do encontro. “O ponto alto do escritório é reunir, em um único lugar, normativas e pessoas capacitadas, que estarão prontas para receber, de forma adequada, projetos elaborados, verificando se eles têm os elementos mínimos necessários e a qualidade requerida. Ou seja, promove maior qualidade e velocidade, com uma mesma estrutura, com mais projetos sendo executados junto às empresas especializadas”, explica.

Estiveram presentes no debate o presidente da Asbraco, Afonso Assad; o secretário de Governo, José Humberto Pires; o secretário de Obras, Izidio Santos Júnior; o diretor de Urbanização da Novacap, Luciano Carvalho de Oliveira; o diretor de Edificações, Francisco das Chagas Lima Ramos; o superintendente de Obras do DER-DF, Cristiano Alves Cavalcante; o presidente do Seconci-DF, Marcelo Guimarães; a presidente do Crea-DF, Fátima Co; e a secretária de Articulação da Casa Civil, Luciane Rodrigues.

O vice-presidente avalia que “eventos como este são importantes por trazerem o setor produtivo para perto das decisões do governo, fazendo com que elas trilhem um caminho sustentável e coerente com o que a sociedade necessita”.