Vinícius Lopes
Assessoria de Comunicação Social do Sinduscon-DF
O Sinduscon-DF sediou a abertura oficial do Encontro Nacional dos Seconcis (ENSE), na manhã desta quinta-feira (26). Pela primeira vez em Brasília, o objetivo do evento é reunir dirigentes e corpo técnico das entidades para um dia de debates e palestras.
O presidente do Seconci-DF, Marcelo Machado Guimarães, anfitrião da edição 2019, destacou que o encontro nacional traz conhecimento e oportunidades. “É uma satisfação ter, pela primeira vez, o ENSE em Brasília. As trocas de experiências são inúmeras, tanto no sentido técnico, como no administrativo. Tenho total certeza que iremos sair daqui melhor do que entramos”, afirmou Machado.
Para o presidente do Sinduscon-DF, Dionyzio Klavdianos, disponibilizar o salão e auditório do sindicato faz parte do serviço em equipe. “O trabalho entre as entidades é feito em parcerias e, com imenso prazer, disponibilizamos a nossa casa para que esse lindo evento pudesse acontecer”, reforçou Klavdianos.
A origem do ENSE foi contada pelo presidente do Seconci Brasil, Antonio Carlos Salgueiro. “Os Seconcis são entidades sem fins lucrativos, com prazer em ajudar os mais carentes. O encontro nacional começou com uma simples reunião e virou um evento anual de grande importância”, explicou.
Com a palavra, o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), José Carlos Martins, ressaltou a importância dos Seconcis para melhorar a qualidade de trabalho no setor. “O mercado da construção civil melhorou e as entidades auxiliam na capacitação dos trabalhadores, proporcionando um trabalho com menos riscos”, afirmou Martins.
Durante a abertura, também compondo a mesa, estiveram o secretário de obras do DF, Izidio Santos Junior; o presidente da Ademi-DF, Eduardo Aroeira; o diretor de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico do Sistema Fibra, Graciomário de Queiroz; e o diretor do Sticombe; Milton Alves de Oliveira.
O ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Ives Gandra, também compôs a mesa de abertura do Ense, trazendo palestra sobre os Impactos da Nova Legislação Trabalhista na Construção Civil.
Em seguida, o evento estendeu-se para palestra ministrada pelo presidente do Sinduscon-DF, Dionyzio Klavdianos, sobre “O futuro do trabalhador na construção civil diante das inovações tecnológicas”. Para finalizar os trabalhos da manhã, o gerente geral do Seconci-DF, Leonardo Milazzo, apresentou um case sobre a entidade.
O Encontro Nacional dos Seconcis segue com reunião técnica na tarde desta quinta-feira. Também está programada visita à sede do Seconci-DF para a tarde da sexta-feira, 27 de setembro, para que os participantes de outros estados possam conhecer o trabalho desenvolvido pelo Serviço Social da Construção Civil do Distrito Federal.
Representantes de 14 Seconcis e do Seconci Brasil participam do evento