Sinduscon-DF prestigia criação da Secretaria da Pessoa com Deficiência

Mirelle Corrêa
Vice-presidente Sinduscon-DF

Nesta quarta-feira (11), prestigiei o evento de criação da Secretaria da Pessoa com Deficiência, representando o Sinduscon-DF. O PL que institui a nova secretaria foi sancionado pelo governador Ibaneis Rocha, que nomeou o deputado distrital Iolando Almeida como titular da pasta. Brasília será a quarta cidade brasileira com a secretaria.

A ideia é que a secretaria possa consolidar e efetivar leis e, ainda, assegurar políticas e ações voltadas à população com deficiência, que, atualmente, é de 658 mil pessoas, segundo Iolando Almeida.

Após sofrer um acidente de motocicleta, o novo secretário Iolando Almeida perdeu os movimentos do braço direito, gerando uma deficiência permanente. Desde então, atua junto às pessoas com deficiência, o que já faz mais de 30 anos. “A secretaria é praticamente deficiente. Porque não tem perna, não tem braço, não tem sala. E vou construi-la com o governador Ibaneis”, declarou.

O governador Ibaneis ressaltou que pretende lançar projetos de moradia, melhora no transporte e acessibilidade para pessoas com deficiência, em parceria com as outras secretarias do DF.

O evento contou com a presença de diversas autoridades como a ministra da mulher, da família e dos direitos humanos, Damares Alves, além de parlamentares e secretários.